Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Anna Mascolo: Ministra lamenta morte de "figura central" na dança

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou este sábado a morte da coreógrafa e pedagoga Anna Mascolo, aos 89 anos, "figura central no ensino e na formação" da dança em Portugal.

Anna Mascolo: Ministra lamenta morte de "figura central" na dança
Notícias ao Minuto

20:23 - 30/03/19 por Lusa

Cultura Óbito

Num comunicado, a responsável pela tutela recordou o impulso que deu à dança portuguesa: "Com Anna Mascolo escreveu-se a história da dança, desde a formação à coreografia, do ensino à defesa de uma política pública para a dança".

"A dignidade e perseverança com que sempre lutou para que a dança fosse entendida como uma disciplina de rigor, cuidado e de pleno direito são marcas distintas de um percurso que se confunde com a história contemporânea da dança em Portugal", destacou a ministra, em comunicado.

Graça Fonseca recordou que "foi no seu célebre estúdio que, a partir de 1958, o ensino da dança se sustentou na dignidade humana e artística dos alunos".

Anna Mascolo, que morreu hoje em Lisboa, recebeu o primeiro doutoramento Honoris Causa em dança em Portugal e foi condecorada por duas vezes pela Presidência da República.

Gerações de intérpretes estudaram com ela e muitos vieram a inscrever, em nome próprio e ainda hoje, a sua assinatura na história da coreografia portuguesa, como Vera Mantero e Olga Roriz, entre bailarinos, coreógrafos, professores e programadores, acrescentou a ministra na nota de imprensa.

O percurso da coreógrafa e professora foi reconhecido, em 2012, com o primeiro Honoris Causa em dança, depois de ter sido distinguida pelo Presidente Jorge Sampaio com a Ordem do Infante Dom Henrique, em 2004, e pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grande Oficial da Ordem da Instrução, em 2018.

Nascida em Nápoles em 18 de dezembro de 1930, Anna Mascolo viajou para Lisboa em 1940, devido à entrada da Itália na 2.ª Guerra Mundial.

Estudou na Escola Italiana (atual Instituto Italiano de Cultura de Lisboa) e formou-se em dança clássica, em Lisboa, no Conservatório Nacional, tendo sido uma das pioneiras na criação e desenvolvimento do Círculo de Iniciação Coreográfica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório