Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Maria Hassabi apresenta performance imersiva em Serralves

A artista Maria Hassabi apresenta no domingo a peça "Staged?", primeira parte de um díptico que reflete sobre a performance e na qual o público rodeia os intérpretes, no arranque da programação de artes performativas de Serralves, no Porto.

Maria Hassabi apresenta performance imersiva em Serralves
Notícias ao Minuto

10:15 - 01/02/19 por Lusa

Cultura Porto

No primeiro momento teatral do ano, o 'hall' do Museu de Serralves recebe, pelas 19:00, uma versão adaptada a espaços públicos do espetáculo da cipriota, estreado em 2016 no espaço The Kitchen NYC, em Nova Iorque.

Segundo a nota de apresentação de Serralves, "Staged?" combina dança, escultura, fazendo oscilar "o sujeito e o objeto, o corpo vivo e o fotograma".

"O público rodeia quatro 'performers' enleados numa pilha densa e colorida semelhante a uma massa escultórica que se vai alterando através da acumulação dos seus movimentos", pode ler-se.

A versão apresentada no Porto é "undressed", ou seja, uma versão "representada unicamente pelos seus 'performers' e destituída de todos os elementos teatrais", à semelhança do que já aconteceu na Suécia, em agosto de 2017, mas também em Itália ou Estados Unidos.

A iteração normal foi também apresentada no ICA Boston, nos Estados Unidos, no Kunstenfestivaldesarts, em Bruxelas, ou no Centro Cultural STEGI Onassis, em Atenas.

Em 2018, Hassabi tem feito digressão com a segunda parte do díptico sobre as artes performativas, "Staging", que estreou em 2017 no Centro de Arte Walker, em Minneapolis, num exercício sem duração definida estipulada "pela hora de abertura do espaço em que é apresentado".

A segunda obra é apresentada, também, numa versão "undressed" ou a solo, para facilitar a sua apresentação, ou então como instalação artística, sendo que partilha "elementos similares, como o material coreográfico, a palete de cores, as instalações de luz e som ou a carpete de cor-de-rosa vívido".

Se "Staged?" considera "as hierarquias do aparato teatral", "Staging" é apresentado em contexto de galeria e procura "desestabilizar esses códigos e relações no seio das instituições", pode ler-se no sítio 'online' da criadora.

Nascida em Chipre, Maria Hassabi estudou no Instituto de Artes da Califórnia e tem vivido e trabalhado em Nova Iorque, apresentando o trabalho como artista plástica, coreógrafa ou intérprete em vários países.

Apresentou trabalhos em locais como o Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, ou a Bienal de Veneza, entre outros, e recebeu um Prémio Bessie em 2016, pelo espetáculo "Plastic".

"Staged?", representada por Jessie Gold, Hristoula Harakas, Maria Hassabi e Oisín Monagahn, vai ser apresentada no 'hall' do Museu de Serralves pelas 19:00 de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório