Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quadro de Josefa De Óbidos cedido ao município pelo Novo Banco

Um quadro de Josefa de Óbidos vai ser cedido pelo Novo Banco ao município de Óbidos, no âmbito de um protocolo que será assinado na quinta-feira e que aumenta para 19 as obras da coleção espalhadas pelo país.

Quadro de Josefa De Óbidos cedido ao município pelo Novo Banco
Notícias ao Minuto

20:50 - 06/11/18 por Lusa

Cultura Protocolo

'Natureza morta com cesto de folares, flores e pano bordado', de Josefa de Óbidos, é o quadro que faz parte da coleção de pintura do Novo Banco e que será, na quinta-feira, cedido à Câmara de Óbidos, para o Museu Municipal, divulgou hoje o banco.

A obra "tem a particularidade de a assinatura da pintora ser somente 'Óbidos', ficando agora depositada nesta localidade", informou o banco num comunicado alusivo ao protocolo que irá ser assinado com a autarquia.

Josefa de Ayala Figueira (Sevilha, fevereiro de 1630 --- Óbidos, 22 de julho de 1684) ficou conhecida como Josefa de Óbidos, concelho onde viveu, com os seus pais, o pintor Baltazar Gomes Figueira e Catarina de Ayala Camacho Cabrera Romero.

Foi especialista na pintura de flores, frutas e objetos inanimados, tendo-se dedicado, além da pintura, à estampa, à gravura, à modelagem do barro, ao desenho de figurinos, de tecidos, de acessórios vários e a arranjos florais.

Aos 30 anos, com o consentimento do pai, obteve a emancipação e, com ela, a independência administrativa, a capacidade de negociar contratos com dioceses para a pintura de retábulos, além de passar a administrar rendas e propriedades, e de ter passado a gerir uma oficina de pintura, em Óbidos, na chamada Quinta da Capeleira, nos arredores da vila.

Em vários conventos e mosteiros do país encontram-se quadros cuja autoria lhe foi atribuída e, como retratista da família real portuguesa pintou os retratos da rainha D. Maria Francisca Isabel de Saboia, esposa de D. Pedro II, e de sua filha, a princesa D. Isabel

A obra 'Natureza Morta com Doces e Barros' foi, em abril de 2016, selecionada como uma das dez mais importantes obras artísticas de Portugal pelo projeto Europeana.

Com a assinatura deste protocolo aumentam para 19 as obras que, desde janeiro, foram cedidas pelo Novo Banco e colocadas em exposição permanente em 11 museus nacionais de cidades como Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas e Óbidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório