Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Maestro Cesário Costa dirige a Orquestra Sinfónica do Theatro Paz

O maestro Cesário Costa dirige, na próxima quinta-feira, a Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz (OSTP), em Belém, capital do Estado brasileiro do Pará, num programa exclusivamente constituído por peças de compositores portugueses.

Maestro Cesário Costa dirige a Orquestra Sinfónica do Theatro Paz
Notícias ao Minuto

13:09 - 26/09/18 por Lusa

Cultura Belém do Pará

Esta é a segunda vez que Cesário Costa dirige a OSTP, desta feita num concerto celebrativo do 151.º aniversário do Grémio Literário e Recreativo Português, na quinta-feira, às 20h00 locais, no Theatro da Paz, em Pará, com um programa que inclui a Sinfonia n.º2, em Si bemol menor, de Luiz de Freitas Branco.

Completam o programa o Divertimento n.º 1, de Joly Braga Santos, e a Abertura em Mi Bemol Maior, da ópera 'Il Duca di Foix', de Marcos Portugal, que morreu em 1830, no Rio de Janeiro. Esta peça, na época, composta em 1805, apresentou-se independente do drama, tendo sido elaborada para a temporada de inverno do Teatro de S. Carlos, em Lisboa, desse ano.

No ano passado, Cesário Costa, que foi diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigiu esta mesma orquestra nos 150 anos do Grémio, com um programa também constituído por música portuguesa, com obras de Sousa Carvalho, António Fragoso e Braga Santos.

No início deste mês, em Portugal, Cesário Costa dirigiu o V Estágio da Orquestra Sinfónica 'Ensemble', no qual participaram 90 jovens músicos de todo o país, que, após a realização das provas de acesso participaram no estágio da Ensemble - Associação de Escolas de Ensino Particular e Cooperativo, que culminou com um concerto dirigido pelo maestro, no passado dia 17, em Olhão, no Algarve.

Cesário Costa venceu o III Concurso Internacional da Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, e, desde então, foi convidado para dirigir várias formações nacionais e estrangeiras.

O seu repertório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta.

Cesário Costa, nascido em 1970, em Vila Nova de Gaia, é diretor artístico do In Spiritum - Festival de Música do Porto, maestro titular da Orquestra Sinfónica Ensemble e maestro titular e diretor artístico da Orquestra Bomtempo.

Nos últimos anos, Cesário Costa dirigiu, entre muitas outras, a Royal Philharmonic Orchestra, a Berliner Symphoniker, a Orquestra Sinfónica de Nuremberga, a Orquestra da Ópera de Gotemburgo, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra da Extremadura, as Sinfónicas de Múrcia, de Bari, de Liepaja e a de Bilkent, entre outras, como a Opole Filharmonia e a Olsztyn Filharmonia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório