Quem, inconsciente do que ali se passava, tivesse visitado o passeio marítimo de Algés por estes dias, era capaz de estranhar este 'carnaval' fora de tempo, com heróis e vilões para todos os gostos e feitios. Mas qualquer estranheza que a Comic Con possa despertar ao longe vai-se diluindo à medida que nos aproximamos.
Depois de se ter estreado em Portugal no Porto, na Exponor, este evento em que a cultura pop é protagonista fez as malas e viajou até Lisboa, conquistando terrenos habituados a multidões mais dadas a festivais de verão.
Durante quatro dias, a Comic Con juntou banda-desenhada dos quatro cantos do mundo, novidades de videojogos, música pop coreana, máscaras de cosplay, figuras, filmes, séries e tanto mais, tudo a coabitar num evento que este ano experimentou também outra novidade: o ar livre.
O Notícias ao Minuto passou pela Comic Con Lisboa e esteve à conversa com os ilustradores portugueses que, por cá e lá fora, já dão cartas no mundo das comics e bandas-desenhadas.
Passámos também pelo universo cosplay, onde descobrimos o que esta Comic Con teve de diferente, e conhecemos até um profissional deste fenómeno em crescimento.
Pela Comic Con há workshops, apresentações e oportunidades de experimentar antes da maioria as novidades prestes a chegar ao mercado.
O evento é ainda atrativo em termos de marketing para as empresas. Mas é também um ótimo local para encontrar preciosidades à venda que dificilmente encontramos na maioria das lojas. Isto, além de ser também uma oportunidade única de juntar fãs e criadores num ambiente descontraído.
Espreite a galeria e aproveite para (re)descobrir um evento que, embora com poucos anos em terras lusas, já se vai afirmando como uma tradição para os amantes da cultura pop.