Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Índia celebra independência com festival cultural em Belém

Sabores, fragrâncias e sons da Índia vão chegar na próxima quarta-feira a Lisboa, num festival cultural que assinala os 71 anos da independência do país, disse à Lusa a embaixadora indiana em Portugal.

Índia celebra independência com festival cultural em Belém
Notícias ao Minuto

08:17 - 13/08/18 por Lusa

Cultura Embaixada

"Pela primeira vez em Portugal vamos celebrar a nossa independência junto dos portugueses e dos turistas estrangeiros que visitam Portugal nesta altura do ano", anunciou a embaixadora Nandini Singla, em entrevista à Lusa.

A diplomata indiana manifestou ainda a vontade de "trazer até aos portugueses o gosto, as fragrâncias e as cores da Índia".

"Queremos também mostrar aquilo que é único na Índia e tudo aquilo que tem para oferecer ao mundo", explicou, sobre a iniciativa.

O evento, organizado pela Embaixada da Índia, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Belém, terá lugar no Jardim Vasco da Gama em Belém, entre as 11:00 e as 20:00.

Nandini Singla referiu que, pela primeira vez, a celebração é aberta ao público, já que em anos anteriores decorria em contextos mais privados.

Danças clássicas indianas, música ao vivo, como 'bhangra', aulas de dança de Bollywood, caligrafia indiana, arte rangoli, 'como vestir um saree' (veste típica), massagem 'ayurvédica' e pinturas de 'henna' são algumas das atividades previstas.

Também a comida indiana estará em destaque neste festival, indicou Nandini Singla.

"Vamos trazer uma grande variedade de comida indiana. Na Índia temos milhares de cozinhas;não são centenas, são literalmente milhares, e queremos tentar dar uma noção da diversidade que a comida indiana tem", salientou.

As ligações históricas entre Portugal e Goa não foram esquecidas pela organização desta festividade, que disponibilizará para prova vários pratos goeses.

"Teremos também comida de Goa, aquela que é a grande conexão entre Portugal e a Índia, e sabemos que os portugueses adoram a comida goesa, como é o caso de 'chacuti', um prato feito com leite de coco", referiu a embaixadora indiana.

O yoga promete ser outro dos atrativos desde evento, que, segundo Singla, conta já com vários entusiastas confirmados: "Esperamos cerca de 100 pessoas para a demonstração de yoga. Temos muitos interessados. As pessoas querem aprender yoga e nós teremos os melhores professores nesta sessão, que é totalmente gratuita", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório