Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Festival B abre sexta-feira em Beja para promover três patrimónios

Cerca de 40 artistas e grupos, como Cuca Roseta e Nancy Vieira, vão atuar no 1.º Festival B, que vai incluir 24 espetáculos musicais e decorrer entre sexta-feira e domingo, em Beja, para promover três patrimónios mundiais.

Festival B abre sexta-feira em Beja para promover três patrimónios
Notícias ao Minuto

13:31 - 21/06/18 por Lusa

Cultura Alentejo

O festival é um projeto "único e inovador" para aliar, celebrar e promover três patrimónios imateriais da humanidade, o cante alentejano, o fado e a dieta mediterrânica, e valorizar o amor e o imaginário romântico da freira "mítica" de Beja Soror Mariana Alcoforado, segundo o presidente do município, Paulo Arsénio.

A primeira edição, com a designação Festival B - Cante, Fado & Petiscos, vai ser dedicada aos três patrimónios mundiais e incluir 24 espetáculos musicais em quatro palcos e uma zona de restauração instalados no centro histórico de Beja.

Segundo o município, promotor da iniciativa, não haverá espetáculos em simultâneo e "todos terão a mesma importância" e os palcos vão estar junto ao Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, ao Museu Regional, na Praça da República e na Capela de N. Sra. da Piedade no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, conhecido como hospital velho.

Na zona de restauração, na Praça da República, vai ser possível degustar "sabores seculares" da gastronomia da dieta mediterrânica, refere a autarquia, frisando que o festival quer "contribuir" e "sensibilizar a comunidade" para a "necessidade ambiental" de "redução de consumos de plásticos" e, por isso, todos os pratos e copos distribuídos pela organização serão de cartão biodegradável.

Dos 24 espetáculos previstos, dez são originais e foram "propositadamente" criados para o festival por artistas e grupos em residências artísticas, que geraram diálogos e fusões entre o cante alentejano e o fado e outros géneros musicais, como pop, hip-hop e morna.

Paulo Colaço & Mocinhos em Cante, às 19h00, Marco Rodrigues & Cantadores de Beringel, às 23h00, e Cuca Roseta & Os Vocalistas, às 00h15, são os espetáculos originais previstos para sexta-feira.

No sábado, os espetáculos originais são os dos Camponeses de Pias & Paulo Ribeiro, às 21h00, de Nancy Vieira & António Caixeiro, às 23h00, e Ricardo Ribeiro & Ganhões de Castro Verde, às 00h15.

Celina da Piedade & Douradas Espigas, às 17h00, Moços d'Aldêa, Valas & Fernando Pardal, às 18h15, Monda & Gospel Collective, às 22h15, e Kátia Guerreiro & Bafos de Baco, às 23h30, são os espetáculos originais previstos para domingo.

O festival vai incluir também dois espetáculos de "Fados do Sul", com atuações de vários fadistas, um na sexta-feira, às 21h00, e outro no sábado, às 19h00.

Três espetáculos de 'Cante Informal' e outros três do grupo Os Improváveis, um por dia, e dois de 'Cante e Fado', um na sexta-feira e outro no sábado, são outras ofertas do festival.

O certame vai arrancar na sexta-feira, às 17:00, com o espetáculo 'Cante nas Escolas', e incluir ainda espetáculos dos grupos corais Alentejo Cantado, na sexta-feira, às 19h30, e Cantadores do Desassossego, no sábado, às 18h15, e da fadista Daniela Helena, no domingo, às 19h30.

O B é um projeto para quatro anos, sendo que a 1.ª e a 3.ª edições, este ano e em 2020, respetivamente, vão ser dedicadas ao cante alentejano, ao fado e à dieta mediterrânica e ter a designação Festival B - Cante, Fado & Petiscos.

Já a 2.ª e a 4.ª edições, em 2019 e 2021, respetivamente, vão ser dedicadas ao amor e ao imaginário romântico da "mítica" freira de Beja e ter a designação Festival B - Cidade de Mariana Alcoforado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório