Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

"Olá, sou a Dee". BMW fala, tem 'vida própria' e muda entre 32 cores

Marca alemã quis partilhar a sua visão de um futuro digital com a apresentação do BMW i Vision Dee.

Notícias ao Minuto

07:15 - 05/01/23 por Ruben Valente

Auto BMW

A BMW apresentou esta quarta-feira um dos protótipos mais futuristas da história da indústria automóvel. Na CES 2023, em Las Vegas, a marca da Baviera apresentou o i Vision Dee [Digital Emotional Experience], um show-car que congrega a visão da BMW para um futuro mais digital. 

Desde logo, antes de começarmos a falar sobre as mais disruptivas tecnologias incluídas neste i Vision Dee, importa realçar que este modelo nunca chegará a ser produzido. Trata-se de um protótipo com a visão da BMW e nada mais do que isso. Um protótipo que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente em Munique, algo que nos permite falar com alguma exatidão sobre ele.

Primeiro de tudo, há que dizer que este automóvel foi criado com um objetivo claro de ter uma personalidade própria, à qual nos devemos dirigir como Dee. O carro fala connosco ou, melhor dizendo, a Dee é que fala connosco. "Olá Dee" foi o nosso cumprimento, respondido de imediato: "Olá, está tudo bem?". Os comandos de voz são vários, mas a Dee pode responder-nos a tudo quando controlada por algum humano. 

Podemos contar-vos um episódio caricato. Ao posar para uma fotografia, colocámos a mão em cima do automóvel e a Dee reagiu de imediato: "Ai, que cócegas". Sim, até nós ficámos espantados naquele momento. A Dee é capaz de falar, mas também de expressar sentimentos como felicidade ou surpresa. Mas há muito mais a falar sobre o i Vision Dee.

Notícias ao Minuto

Um mundo totalmente digital dentro de um habitáculo

Uma das características deste i Vision Dee é o facto de não ter um painel de instrumentos físicos, nem um ecrã para o sistema de multimédia. Toda a informação necessária é projetada no para-brisas através do avançado Head-Up Display. E aqui, muita atenção... Porque esta tecnologia vai, segundo a BMW, ser implementada nos novos automóveis da marca que utilizarão a nova plataforma (Neue Klasse) a partir de 2025.

Na ótica da marca alemã, quanto mais superfície houver para a demonstração da informação, melhor. E se é possível conjugar este tipo de tecnologia num modelo de produção, porque não?

Além de toda a informação projetada no para-brisas, os vidros laterais também podem servir de ecrã, tanto no seu interior, como no exterior. Pode ser, por exemplo, criado um avatar do próprio condutor e ser projetado nos vidros laterais, do lado de fora, como mensagem de boas vindas. A parte negativa desta projeção nos vidros laterais é que, desta forma, é impossível abrir e fechar os vidros.

Uma das imagens de marca da BMW também ganhou uma nova vida. A grelha frontal, que vai de uma ponta à outra, emite luzes capazes de criar diferentes expressões faciais, o que dá mais vida à Dee.

Notícias ao Minuto
Design minimalista... propositado

A BMW quis colocar o menos 'ruído' possível neste i Vision Dee. O objetivo é que o foco esteja em toda a digitalização oferecida neste protótipo. Quantos menos distrações, melhor, e quanto menos materiais, também. Isto porque a sustentabilidade é uma prioridade para a marca alemã. Importa frisar que todos os materiais utilizados neste carro são 100% reciclados.

É no volante, que dispõe de um formato quadrado, que é controlado toda a seleção da informação projetada no para-brisas. O ditado "mãos no volante, olhos na estrada" foi levado à letra.

Também no tablier está o Mixed Reality Slider, e é aqui que se controla toda a informação que pretendemos ver no Head-Up display no para-brisas, através de sensores designados de "shy-tech". Do mais analógico possível à realidade aumentada, o Mixed Reality Slider oferece várias opções ao condutor.

Notícias ao Minuto

Do interior para o exterior, o designer da BMW, Kai Langer, deixou-nos claro que existiam vários pormenores que eram cruciais estarem neste modelo conceptual. Um dos principais prende-se com o formato. Ser um veículo em formato sedan era uma preocupação porque esta carroçaria "faz parte do 'core' da BMW".

Outra das preocupações era o duplo rim. Neste caso, está mais digital, mais longo, mas presente e bem vincado na parte frontal do i Vision Dee, tal como o Hofmeister Kink, que não é mais do que a quebra da janela lateral traseira, tradicional nos veículos da BMW.

Notícias ao Minuto
Não podemos deixar de notar um facto curioso relativo às jantes e que no momento de conhecer o i Vision Dee nos deixou com uma dúvida. Com tanta digitalização, com a panóplia de tecnologias presentes neste automóvel, qual a razão para apresentar algo analógico? Quando perguntámos qual o objetivo das jantes rodarem em si mesmas, a resposta foi precisamente essa: "Porque não? É um easter egg que decidimos colocar sem qualquer tipo de objetivo funcional".

O texto já vai longo, mas na verdade ainda não contámos tudo o que este protótipo tem para oferecer. Naquele que foi o nosso primeiro contacto com a Dee não podemos constatar a sua mudança de cor. Sim, porque graças à tecnologia E-Ink, o i Vision Dee pode apresentar até... 32 cores diferentes. 

Notícias ao Minuto

Um verdadeiro camaleão

Lembra-se do BMW iX, o carro apresentado em janeiro com a tecnologia E-Ink e que mudava de cor em segundos? Na CES 2022, o iX foi um dos destaques desta convenção tecnológica porque mudava, em segundos, da cor preta para branca, ou vice-versa.

Porém, durante todo este ano de 2022, a BMW quis desenvolver esta tecnologia para aplicá-la novamente, mas com a possibilidade de ter várias cores disponíveis. Nós estivemos no centro de desenvolvimento, onde ao longo de meses foram sendo alcançadas novas pequenas conquistas e vimos várias pequenos segmentos com esta tinta eletrónica, que só é conseguida com recurso a eletricidade. 

Do preto para o branco, e vice-versa, um ano depois a marca bávara conseguiu colocar uma película de vinil capaz de dar 32 coloridos distintos a um carro. É o primeiro carro da história a consegui-lo graças aos 240 segmentos colocados na carroçaria do protótipo, cada um deles controlado de forma individual. 

Confuso? Pense num carro revestido com vários retalhos de vinil. Cada um deles pode ter uma cor que é controlada de forma individual. Desta forma, a tecnologia E-Ink permite ao i Vision Dee ter uma verdadeira infinidade de cores, como aliás pode ver na fotogaleria cima. Percorra-a para ver todas as imagens do BMW i Visio Dee apresentado esta quinta-feira em Las Vegas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório