Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

As imagens são reais. BMW apresenta carro que muda de cor em segundos

De branco para preto, ou de preto para branco... em segundos.

Notícias ao Minuto

08:21 - 06/01/22 por Ruben Valente

Auto BMW

Com certeza já pensou num automóvel que pudesse trocar de cor em breves segundos, certo? Uma espécie de pensamento imaginativo que... deixou de o ser. A BMW apresentou uma nova tecnologia, na CES 2022, em Las Vegas, que permite ver o modelo iX trocar de cor em segundos.

Deixemos as questões legais ainda de fora, uma vez que esta tecnologia ainda não está implementada. A BMW garantiu que esta será uma discussão a ter com as autoridades competentes, mas que por enquanto o importante era dar a conhecer ao mundo esta nova tecnologia.

Com recurso ao E Ink, uma tinta eletrónica, este iX Flow passa de totalmente branco para totalmente preto numa questão de segundos.

A coloração eletroforética, é assim que se designa, é baseada numa tecnologia desenvolvida pela E Ink, a tinta eletrónica que mencionámos, enquanto o revestimento do BMW iX Flow contém milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo. Estas podem ser controladas de forma individual.

Cada uma das microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, a estimulação através do campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando a cor desejada à carroçaria do carro.

Para realizar esta mudança basta carregar num botão. Sim, tão fácil como isso. Aos olhos do utilizador, claro. Além disto, a BMW garante ainda que esta tecnologia é amiga do ambiente. Seria estranho se não fosse, dada a aposta recente da marca nos veículos elétricos e de emissões zero.

“Para já, estamos a trabalhar na transição entre carroçarias pretas e brancas. Queremos mostrar que no futuro as experiências digitais [nos automóveis] não se vão limitar aos ecrãs. Com o BMW iX Flow, estamos a dar vida à carroçaria de um automóvel", disse Frank Weber, chefe do departamento de investigação e desenvolvimento da BMW.

Já Stella Clarke, chefe do projeto BMW iX Flow, falou sobre a robustez e durabilidade deste sistema. Riscos? Podem acontecer.

“A carroçaria não é imune a riscos. Se a cor não muda, o risco vai ser visível, mas é preciso ser um risco muito profundo para impedir a tecnologia de funcionar", afiançou.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório