Meteorologia

  • 06 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 6º MÁX 18º

Fomos ao museu da BMW e este foi um dos carros que nos marcou

Já ouviu falar no BMW 501?

A convite da BMW visitámos o museu da marca e também a fábrica de Munique, que este ano completa o seu 100.º aniversário. Talvez por isso o automóvel que mais nos marcou nesta visita ao museu tenha sido o já mítico BMW 501.

Este foi o primeiro carro produzido na fábrica de Munique da BMW e o primeiro a 'ter vida' após a II Guerra Mundial. Apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 1951, a sua produção arrancou no ano seguinte, tendo durado seis anos.

Com variantes de duas e quatro portas, o BMW 501 tinha capacidade máxima para seis ocupantes e foi primeiramente equipado com um motor de seis cilindros em linha e com 1971 de cc. Foi também o antecessor do BMW 502, que mais tarde utilizou um bloco V8 único naquela altura.

Notícias ao Minuto

O 501 ficou também ele conhecido por ter sido utilizado como veículo policial, tendo conquistado a alcunha de "anjo barroco" devido à fluidez do chassis. Desenhado por Peter Schimanowski, a carroçaria acabou por ficar mais pesada do que aquilo que estava idealizado anteriormente. Com um peso de 1.430 kg, o desempenho do 501 acabou por ficar prejudicado. A velocidade máxima deste automóvel era de 135 km/h, que precisava de 27 segundos para atingir os 100 km/h. 

Considerado um carro de classe alta, o primeiro automóvel a ser construído na Baviera custava qualquer coisa como 15.000 marcos alemães, - cerca de 7.700 euros atualmente - um valor ainda elevado para as carteiras da grande maioria das pessoas na década de 50.

Leia Também: A verdadeira história do logótipo da BMW

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório