Esta é a pegada de carbono do novo Volvo ES90 elétrico

O Volvo ES90 é o mais recente automóvel elétrico do construtor sueco. O Relatório de Ciclo de Vida mostra uma pegada de carbono que pode chegar às 26 toneladas, desde a produção ao fim de vida.

Volvo ES90

© Volvo Cars

Notícias ao Minuto
10/07/2025 10:27 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Auto

mobilidade elétrica

Já se conhece o Relatório de Ciclo de Vida do novo Volvo ES90. Trata-se de um modelo totalmente elétrico, que a marca diz ser "um dos mais sustentáveis" que alguma vez produziu.

 

Os dados veiculados pelo fabricante sueco apontam para uma pegada de carbono total de 31 toneladas, podendo baixar a 26 toneladas em carregamento com energia eólica.

Segundo a Volvo, o impacto é até 50 por cento inferior ao do S90 (um modelo híbrido) e 39 por cento mais baixo do que a variante híbrida plug-in. Os dados de emissões totais são melhores do que aqueles apresentados pelas gerações atuais do EX40 e do EC40.

O Relatório de Ciclo de Vida é verificado por entidades externas, identificando "materiais e processos que mais contribuem para a pegada de carbono do veículo". É considerada todo o processo, desde a extração das matérias-primas até ao fim da vida útil da viatura.

O Volvo ES90

Já disponível para encomenda em Portugal e noutros 16 países europeus, o Volvo ES90 começará a chegar ao mercado ainda durante este verão.

O modelo estreia o novo sistema elétrico de 800 volts, permitindo carregamentos mais rápidos e componentes mais leves. A eficiência energética é, pois, melhor.

O sedã elétrico tem uma autonomia que pode chegar aos 647 km (combinada), com o carregamento dos 10 aos 80 por cento a ser possível em 20 minutos.

A bateria é de 92 kWh, sendo que pela primeira vez na Volvo haverá um passaporte digital da bateria - que rastreia as matérias-primas e monitoriza o estado da bateria. O motor debita 333 cv de potência.

O Volvo ES90 foi concebido com linhas aerodinâmicas, tendo elementos de coupé (veja-se a curva do tejadilho) e também de hatchback (no portão traseiro). Há quatro modelos de jantes nos tamanhos de 20, 21 ou 22 polegadas.

Os faróis LED com o martelo de Thor fazem parte do equipamento de série, mas podem ser incluídos os opcionais faróis de píxeis de alta definição. A bagageira tem 424 litros de capacidade (pode chegar a 1.427 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos).

Há três variantes (ES90 Core, ES90 Plus e ES90 Ultra). Todas possuem um ecrã central, através do qual é possível aceder aos serviços Google integrados.

O habitáculo tem linhas simples e sofisticadas, com um longo painel de instrumentos e apoios de braços flutuantes. O volante é multifunções, com botões integrados (incluindo comandos de áudio e voz).

Segundo a Volvo, cerca de 29 por cento do alumínio, 18 por cento do aço e 16 por cento dos polímeros que são usados no fabrico do ES90 são reciclados. Há materiais de base biológica como a madeira certificada FSC e a opção de incluir estofos Nordico produzidos a partir de materiais reciclados como garrafas PET.

Vanessa Butani, diretora de Sustentabilidade Global da Volvo Cars, comentou: "Vamos para além da legislação existente e temos ambições claras porque isso é importante para nós. O ES90 representa a nossa abordagem holística à sustentabilidade, incluindo a economia circular, a produção neutra para o clima e o negócio responsável".

Leia Também: Novo SUV elétrico Volvo EX60 chega em janeiro. O primeiro 'vislumbre'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas