Depois do IONIQ 5 N, chega o Hyundai IONIQ 6 N. Trata-se do segundo elétrico de alto desempenho da marca sul-coreana, que foi apresentado esta quinta-feira no Reino Unido durante o Festival da Velocidade de Goodwood.
Este é mais um automóvel que segue a filosofia da Hyundai N - carros com capacidades de enfrentar as pistas, mas também prontos para o uso em estrada.
A geometria da suspensão foi totalmente redesenhada, sendo incluído também o novo sistema de mudanças virtuais N e-Shift que minimiza perdas de desempenho.
Já o sistema N Active Sound + aprimora a experiência auditiva, simulando a sonoridade de motores de combustão com diferentes modos que o condutor pode escolher para cada momento ou cenário de condução.
Este novo Hyundai IONIQ 6 N tem 478 kW de potência e 770 Nm de binário, sendo capaz de atingir os 257 km/h de velocidade máxima. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 3,2 segundos com o N Launch Control ativado.
O sistema de gestão da bateria N Battery adapta-se a vários cenários de condução em pista, do drag à endurance. A bateria é de 84 kWh, podendo demorar apenas cerca de 18 minutos a repor a carga dos 10 aos 80 por cento. Ainda não foi anunciada a autonomia.
O design do Hyundai IONIQ 6 N teve um aprofundado cuidado aerodinâmico, com componentes inspirados pelo automobilismo de competição como a asa traseira e os guarda-lamas ampliados.
A geometria da suspensão e o chassis foram redesenvolvidos, por forma a ter maior precisão de manobrabilidade e aderência em pista. A suspensão controlada eletronicamente (ECS) tem novos amortecedores com sensores de curso, o que permite ter vários ajustes de força do amortecimento.
O sistema de travagem inclui discos de 400 milímetros e pinças de quatro êmbolos à frente, com discos de 360 milímetros e pinças de um êmbolo atrás. Os pneus Pirelli P-Zero 5’ com a marca HN foram desenvolvidos em exclusivo para o novo Hyundai.
Hyundai IONIQ 6 N visto lateralmente© Hyundai
O ponto de rolamento é mais baixo, o que faz com que o Hyundai IONIQ 6 N tenha maior estabilidade a altas velocidades e melhor aderência em curva.
O N e-Shift de simulação de mudanças (com rácios inspirados pelo automobilismo) é totalmente compatível não só com o já mencionado N Launch Control, como também com os sistemas N Drift Optimizer (que aprimora o comportamento em drift), N Grin Booster e o N Torque Distribution.
Com o N Track Manager, o condutor pode fazer uma análise do desempenho em pista e até pode criar pistas personalizadas e comparar o desempenho em tempo real com um carro fantasma.
Por dentro, encontram-se bancos do tipo baquet, volante específico da Hyundai N e revestimentos em Alcantara. Há um pequeno ecrã separado para o controlo climático a bordo e um grande ecrã tátil que serve para o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento - estendendo-se da frente do condutor até ao centro do habitáculo.
Detalhe do interior do Hyundai IONIQ 6 N© Hyundai
Em termos de decoração, há uma nova cor associada ao modelo - o azul Performance Blue Pearl. A esta junta-se o azul Performance Blue típico da Hyundai N.
Leia Também: Hyundai perto de apresentar novo crossover elétrico
[Notícia atualizada às 14h17 com os detalhes e mais imagens]