Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 1.200 (e novos) pneus para o início do WRC. Pirelli explica tudo

Campeonato do Mundo de Ralis arranca esta quinta-feira.

Cerca de 1.200 (e novos) pneus para o início do WRC. Pirelli explica tudo
Notícias ao Minuto

07:20 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto WRC

O lendário Rali de Monte-Carlo marcará a estreia dos carros de rali com motores híbridos no WRC. Esta mudança história impôs um desafio à Pirelli, marca fornecedora de pneus do WRC pelo segundo ano consecutivo, que otimizou a linha completa de pneus para responder aos carros de nova geração com um torque instantâneo superior. 

Haverão três tipos de pneus Pirelli WRC: P Zero e P Zero Cinturato para asfalto, Scorpion para gravilha e Sottozero para neve e gelo. 

Os pneus de asfalto e de neve serão vistos no Mónaco, durante esta semana. O novo J1B (evolução do pneu J1A do pneu passado), pneu de gelo, criado para a Suécia terá a sua estreia na segunda ronda, antes de vermos em ação, pela primeira vez, o novo pneu de gravilha, em Portugal. 

Os novos pneus Scorpion duros e macios também seguiram esta tendência de evolução e, por isso, foram denominados de WRC H A e WRC S A, respetivamente. 

"Desde o ano passado embarcamos num programa de desenvolvimento abrangente para alinhar os nossos pneus com as novas exigências do desporto. Em particular, a estrutura do pneu foi reforçada para conseguir responder aos cerca de 100 a 120 kg de peso extra. Nesta edição do Rali de Monte-Carlo, a escolha dos pneus pode ser ainda mais relevante do que habitualmente, já que existem maiores exigência de aderência para conseguir aproveitar os 100 kW extras de energia elétrica disponíveis. Contudo, é exatamente essa a maior incógnita: entender como e quando cada piloto será capaz de conservar e utilizar essa energia extra ao longo de uma etapa inteira. Aproveitar ao máximo toda a potência e energia disponíveis de forma eficaz será a chave para vencer o rali", disse Terenzio Testoni, responsável Pirelli no WRC.

A Pirelli vai transportar cerca de 4.000 pneus para Monte-Carlo, dos quais cerca de 1200 serão para a classe superior. Cada um dos pilotos do Rally1 receberá 80 pneus e poderá até 38 pneus durante o rali.

Leia Também: WRC: Era híbrida arranca à procura de novo 'rei'

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório