Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Primeiro veículo a hidrogénio da Opel estará em breve em circulação

Será operado pela Miele, empresa de eletrodomésticos, na Alemanha.

Notícias ao Minuto

21:24 - 20/12/21 por Notícias ao Minuto

Auto Opel

Está pronto a arrancar aquele que é o primeiro veículo a hidrogénio da Opel. O Vivaro-e Hydrogen já saiu da linha de produção e começará a operar sem emissões na frota da Miele, fabricante alemão de eletrodomésticos premium. Este veículo realizará serviços diários na região do Reno-Meno, em redor de Frankfurt, e o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz, e o Diretor de Desenvolvimento, Marcus Lott, estiveram presentes no início da sua produção, em Rüsselsheim.

O Vivaro-e Hydrogen baseia-se na existente versão elétrica do Opel Vivaro-e, eleito "International Van of the Year" de 2021. Com os depósitos abastecidos de hidrogénio, alcança uma autonomia superior a 400 quilómetros e a pilha de combustível de 45 kW é capaz de gerar energia suficiente para uma condução contínua em autoestrada. Demora apenas três minutos a reabastecer com hidrogénio, aproximadamente o mesmo tempo necessário para abastecer um veículo convencional, a gasóleo ou a gasolina.

A bateria de iões de lítio com 10,5 kWh fornece uma potência de pico dinâmica quando necessário, por exemplo, no arranque e sob aceleração. Uma vez que a bateria satisfaz as necessidades de energia em tais situações, a pilha de combustível pode operar em condições ótimas de funcionamento. A bateria também funciona em conjunto com a travagem regenerativa, enquanto a configuração ‘plug-in’ permite recarregar a bateria externamente, se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, fornecendo 50 km de autonomia elétrica da bateria. O Vivaro-e Hydrgoen está equipado com um carregador de bordo trifásico (11 kW) e com um cabo de carregamento de modo 2 de série.

"Com o novo Opel Vivaro-e Hydrogen estamos a inaugurar um novo capítulo na nossa estratégia de mobilidade sustentável. Este conceito alia as vantagens da motorização com pilha de combustível a hidrogénio com a versatilidade e capacidades do nosso veículo comercial ligeiro mais vendido", disse o CEO da Opel, na sede da marca em Rüsselsheim.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório