Orquestra Sinfónica da Casa da Música toca Stravinsky com companhia

A Orquestra Sinfónica do Porto apresenta sexta-feira na Casa da Música, no Porto, o concerto "Danças de Stravinsky", que junta o agrupamento residente ao maestro Michael Sanderling, convidando ainda o solista Sérgio Carolino na tuba.

© Lusa

Cultura Casa da Música 26/02/20 POR Lusa

Com um programa que vai da 'Polca de circo' de Igor Stravinsky à suite do bailado "O pássaro de fogo", passando por Anton Webern, o concerto, marcado para as 21:00 na Sala Suggia, inclui ainda o concerto para tuba e orquestra de John Williams, em que se junta o solista Sérgio Carolino.

PUB

Segundo explicou à Lusa o coordenador da Sinfónica, Rui Pereira, "Sanderling vem regularmente à Casa da Musica, há muitos anos", também por ter estabelecido "uma relação ótima e muito especial" com os músicos daquele agrupamento.

Maestro titular da Filarmónica de Dresden entre 2011 e 2019, a "grande carreira internacional" de Sanderling passou também pelo trabalho discográfico, como a gravação, com essa orquestra, de integrais das sinfonias de Beethoven e Chostakovich, para a Sony.

Em 2019/20, o também docente universitário tem sido convidado da Casa da Música e de orquestras como a de Paris, a Filarmónica de Berlim, a Sinfónica de Praga ou o agrupamento da Konzerthaus de Berlim, entre dezenas de outros.

"Desta vez, faz um programa muito interessante, com Stravinsky como figura central, o Stravinsky do bailado, começando logo com uma obra muito engraçada [a polca], divertida mas escrita para um bailado especial, para 50 elefantes e 50 bailarinas", contou.

Esse trabalho veio após um diálogo curioso com o coreógrafo George Balanchine, que lhe encomendou a peça, em que este lhe explica que será composto para elefantes, ao que o compositor russo pergunta a idade dos animais. "'Muito jovens', responde-lhe. E o Stravinsky diz: 'Se são muito jovens, eu escrevo'", revelou.

O resultado é a 'Polca de circo: Para um jovem elefante', acabado em 1942, que abre a atuação antes do 'Concerto para tuba e orquestra', com Carolino, e uma segunda parte em que 'Im Sommerwind' retoma.

A peça composta pelo austríaco Anton Webern é considerada um "poema tonal", escrito em 1904, e antecede partes de um dos grandes bailados de Stravinsky, 'O pássaro de fogo', a obra que fez a fama do russo no século XX.

Pelo meio, Rui Pereira salienta a participação de Sérgio Carolino, um dos solistas da Sinfónica, no concerto de John Williams, pelo português ser "uma verdadeira estrela a nível mundial na tuba".

Williams, célebre pelas várias bandas sonoras para o cinema, será também homenageado pelo músico, que "faz tudo o que quer da tuba", configurando "um momento imperdível", garantiu.

Depois, no domingo, a Sinfónica, Sanderling e Sérgio Carolino voltam a encontrar-se pelas 12:00, num concerto comentado, voltando a John Williams e 'O pássaro de fogo', trabalhado inicialmente com a companhia Ballets Russes nos primeiros anos do século XX.

"Neste concerto comentado, podemos conhecer não só a narrativa por detrás da obra, mas também entrar pela partitura dentro e perceber, por exemplo, como o compositor retrata com sonoridades contrastantes os aspetos humanos e fantásticos do libreto", pode ler-se na nota de agenda da Casa da Música.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

pais IPMA Há 9 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

fama William e Kate Middleton Há 16 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 18 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 18 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

lifestyle Plantas Há 18 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Cabelo Há 11 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

mundo Guerra na Ucrânia Há 15 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia