Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Criada técnica que substitui a amniocentese

A amniocentese pode ter os dias contados. Um grupo de investigadores espanhóis desenvolveu uma técnica que permite medir a maturidade de um feto através de uma ecografia, evitando assim a recolha de líquido amniótico que acarreta riscos para a criança, avança o La Vanguardia.

Criada técnica que substitui a amniocentese
Notícias ao Minuto

16:42 - 16/09/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Gravidez

Boas notícias para as grávidas, em especial para aqueles que precisem de fazer uma amniocentese.

A nova técnica foi apresentada esta terça-feira num hospital espanhol. O diretor da especialidade de neonatologia do Hospital Clínico e do Hospital Sant Joan de Déu explicou, numa conferência de imprensa, que esta nova tecnologia permite medir a maturidade dos pulmões do feto através de uma ecografia, informa o La Vanguardia.

Esta técnica consiste na análise de ecografias fetais através de um computador, aplicando-se para o efeito algoritmos matemáticos.

Ainda na conferência de imprensa, o médico garantiu que esta inovação foi testada em 150 gravidezes de risco e que os resultados obtidos foram semelhantes aos conseguidos através das amniocenteses.

Para já, a nova técnica só foi testada para medir a maturidade dos pulmões, mas poderá vir a ser aplicada a outros testes que para já só a amniocentese pode garantir, como a questão de deformações genéticas no feto.

A amniocentese é um procedimento que consiste na colheita de líquido amniótico através da uma punção abdominal. Esta técnica acarreta, contudo, alguns riscos para o bebé, sendo que apenas técnicos especializados podem levar a cabo este procedimento.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório