Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro satélite angolano em órbita já em 2017

O primeiro satélite angolano, construído por um consórcio russo, será colocado em órbita no primeiro trimestre de 2017, informou o secretário do Estado das Telecomunicações angolano, Aristides Safeca.

Primeiro satélite angolano em órbita já em 2017
Notícias ao Minuto

16:45 - 09/09/14 por Lusa

Tech Luanda

O governante precisou, em declarações aos jornalistas reproduzidas hoje em Luanda, que a construção do satélite deverá estar concluída em dois anos, decorrendo "dentro dos prazos estabelecidos", para depois ser lançado no espaço.

A construção do satélite, avaliada em 37 mil milhões de kwanzas (294 milhões de euros), decorre em Angola, a cargo de um consórcio russo liderado pela RSC. Envolve também um financiamento russo, conforme anunciado em 2013.

O atraso no financiamento do projeto tem vindo a fazer derrapar o lançamento do Angosat, que já esteve previsto para 2015 e depois para 2016.

O executivo angolano prevê, com a entrada em funcionamento deste satélite, que o país possa fornecer serviços de suporte às telecomunicações eletrónicas, incluindo a prestação de banda larga e de televisão.

O Angosat terá um período de vida de 15 anos e 22 ‘transponders’, dispositivos de comunicação eletrónica. Incluirá a construção de duas estações de rastreio, em Angola e na Rússia.

Para o responsável pela pasta das telecomunicações no Governo angolano, Aristides Safeca, o Angosat marca a entrada do país "numa nova era das telecomunicações, o que pressupõe a condução de um programa espacial que inclua, futuramente, o lançamento de satélites subsequentes".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório