Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pires de Lima é o novo ministro da Economia e Rui Machete do MNE

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu ao final da tarde o primeiro-ministro, Passos Coelho, e “aceitou proposta de nomeação de novos membros do Governo”, que são: António Pires de Lima (Economia), Rui Machete (Negócios Estrangeiros) e Jorge Moreira a Silva (Ambiente, Ordenamento do Território e Energia). Também confirmada por Belém foi a aprovação do nome de Paulo Portas para vice-primeiro-ministro.

Notícias ao Minuto

20:52 - 23/07/13 por Ana Lemos

Política Governo

António Pires de Lima, Rui Machete, e Jorge Moreira da Silva vão ser os novos ministros da Economia, Estado e dos Negócios Estrangeiros, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, respectivamente.

Estes foram os nomes propostos e apresentados pelo primeiro-ministro, Passos Coelho, esta tarde no Palácio de Belém, ao Presidente da República que, numa nota publicada no site da Presidência, confirma que “aceitou a proposta que lhe foi apresentada para a exoneração de membros do Governo e a nomeação de novos membros, tendo marcado a data da respectiva posse” para esta quarta-feira, “24 de Julho, pelas 17:00 horas, no Palácio de Belém".

Na mesma nota pode ler-se que, “o Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Sacadura Cabral Portas, do Ministro da Economia e do Emprego, Prof. Doutor Álvaro Santos Pereira, da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Doutora Maria da Assunção de Oliveira Cristas Machado da Graça, e do Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Luís Pedro Russo da Mota Soares”.

Cavaco Silva confirma ainda, no documento, a “nomeação do vice-primeiro-ministro” Paulo Portas, e “do ministro da Economia”, António Pires de Lima. A juntar a estas mudanças, o histórico social-democrata e antigo vice-primeiro-ministro Rui Machete vai substituir Portas como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Tal como também foi avançado anteriormente, as pastas do 'super ministério' de Assunção Cristas são repartidas com Jorge Moreira da Silva, até agora vice-presidente do PSD, que ficará com o Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, mantendo a governante a pasta da Agricultura e o Mar.

Em sentido contrário, Pedro Mota Soares vê o seu ministério aumentado, passando a ser ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório