Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Maria de Belém nega populismos e responde à letra a Marisa Matias

Campanha das presidenciais está a aproximar-se do fim. Domingo, 24, é dia de votar.

Maria de Belém nega populismos e responde à letra a Marisa Matias
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/01/16 por Pedro Filipe Pina

Política Campanha

Num comício em Braga, na quarta-feira, a candidata Marisa Matias criticou as subvenções vitalícias, regime que conta com Maria de Belém entre os seus beneficiários. Esta manhã, na antena da TSF, a antiga presidente do PS respondeu.

Marisa considera que o “regime das subvenções vitalícias, num país em que se chega a trabalhar 50 anos por pensões de miséria, não tem nenhuma sombra de legitimidade” e chega mesmo a ser um “desfalque” dos contribuintes.

A crítica surgiu numa altura em que Maria de Belém já estava a ser alvo de críticas por ter estado entre os que pediram que os cortes de 2015 fossem analisados pelo Tribunal Constitucional. Do Palácio Ratton veio a decisão: Estado tem de devolver o dinheiro.

Sobre esta questão, já esta quinta-feira no Fórum TSF, Maria de Belém afirmou não temer a reação por parte dos eleitores sobre esta questão já que a sua campanha não se baseia em "populismos". Além do mais, apenas pediu a avaliação de constitucionalidade, defende-se, acrescentando que nunca abdicou dos seus direitos. Mas a candidata foi mais longe.

"Não há nenhuma razão para fazer disto um caso político. Muita gente tem falado sobre isso desconhecendo completamente o acórdão”, criticou, deixando mesmo um ‘recado’ muito direto à candidata que conta com o apoio do Bloco de Esquerda: “estou disponível para confrontar a minha folha de vencimento como deputada, com a folha de vencimento da eurodeputada Marisa Matias", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório