Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Troika? "Chamaram-na todos os partidos e, de certa forma, todos nós"

“Ninguém pode saber se mais um PEC teria sido suficiente”.

Troika? "Chamaram-na todos os partidos e, de certa forma, todos nós"
Notícias ao Minuto

18:40 - 19/09/15 por Notícias Ao Minuto

Política Sousa Tavares

‘Quem chamou a Troika?’ foi questão que causou polémica no primeiro debate entre Passos Coelho e António Costa. Miguel Sousa Tavares analisa o caso no semanário Expresso e é contundente sobre esta questão: “Chamaram-na todos os partidos e, de certa forma, todos nós”.

Sousa Tavares recorda o PEC IV negociado em Bruxelas mas que foi chumbado no parlamento português, e diz que embora ninguém possa dizer se “teria sido suficiente”, o PEC IV teria evitado” o pedido de assistência financeira “no imediato”.

O comentador apelida ainda de “falacioso” o argumento de Passos Coelho, de que foi o PS a chamar porque foi “quem pediu assistência financeira” e Sócrates quem “assinou o acordo”, considerando que tal resulta de “uma característica nossa: a falta de memória”.

Escreve Sousa Tavares que “de facto, foi o PS que conduziu Portugal a uma situação de insolvência”. Ainda assim, defende que Sócrates inicialmente respondeu a orientações europeias. “Foi Sócrates quem ouviu então, da boca de Merkel, que os tempos não estavam para cortes”, na sequência da crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008.

Mas sobre o chamar a troika, e recordando que o PS ficou isolado no parlamento, com os partidos à direita e mais à esquerda dos socialistas a chumbarem o PEC IV, explica Sousa Tavares que fomos todos nós que chamámos a troika, “pelo menos, todos os que nunca cessaram de exigir mais e mais dos dinheiros públicos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório