Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia está a "dar lição de democracia" à Europa

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, afirmou hoje em Atenas que a Grécia está a dar uma lição à Europa e a trazer "de novo" a democracia para a "ditadura dos mercados financeiros".

Grécia está a "dar lição de democracia" à Europa
Notícias ao Minuto

20:39 - 03/07/15 por Lusa

Política Marisa Matias

"A Grécia está a dar de novo uma lição à Europa, uma lição, de democracia, uma lição de resistência", disse a eurodeputada portuguesa durante uma intervenção na manifestação a favor do "não" no referendo de domingo na Grécia.

Marisa Matias falava para os cerca de 20.000 apoiantes do "não" que estão reunidos na praça Syntagma, em Atenas, onde também discursou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Na sua intervenção, uma das primeiras e realizada cerca das 19:30, Marisa Matias sublinhou que a Europa da "não alternativa" e da "elite" não contava com um povo "capaz de lutar pelos seus direitos".

"Todos os olhos estão na Grécia, porque sabemos que se o não vencer, vão ter melhores condições para negociar e todos nós teremos muito mais esperança e força para derrotar a austeridade", disse.

Para a eurodeputada, todos os povos dos países que vivem sob regime de troika gostariam de ter oportunidade para dizer não à austeridade, mas os "governos não o permitem".

"Têm a sorte e esta oportunidade histórica em nome de todos os povos europeus. Têm um Governo que sabe o significado da palavra democracia e devolveu o poder ao povo para decidir, como sempre deveria ser. Estão de novo a trazer a democracia para a ditadura dos mercados financeiros europeus", salientou.

Na intervenção, Marisa Matias defendeu o "não" no referendo de domingo, considerando que significa "dignidade, democracia, esperança e futuro".

"Para sermos capazes de dizer sim no futuro, precisamos de um forte não ao passado que quase destruiu as nossas vidas, mas não destruiu a nossa vontade", afirmou, agradecendo ao povo grego a sua valentia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório