Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Recuperação da economia e do emprego é propaganda"

O secretário-geral do PCP considerou hoje, em Beja, que o aumento da taxa de desemprego em Portugal em maio, em relação a abril, confirma que a recuperação irreversível da economia e do emprego "não passa de propaganda".

"Recuperação da economia e do emprego é propaganda"
Notícias ao Minuto

21:00 - 30/06/15 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

"Aí estão os dados do desemprego de maio a revelar um aumento, confirmando que a recuperação irreversível da economia e do emprego não passa de propaganda", disse Jerónimo de Sousa, numa sessão pública de apresentação de João Ramos como cabeça-de-lista da CDU pelo círculo de Beja nas eleições legislativas deste ano.

Segundo o líder dos comunistas, "a economia e o emprego são como aquela brincadeira das crianças com o ioiô, vai acima, vai abaixo, sobe uma décima, desce uma décima, mas, no essencial, continua no mesmo sítio".

"O problema é que isto não é uma brincadeira de crianças, estamos a falar de centenas de milhares de portugueses que hoje não sabem o que é que hão de fazer à sua vida, tendo em conta esta política desgraçada de desemprego, de emigração, de injustiças que prevalece no nosso país", sustentou.

A taxa de desemprego recuou para 13,2% em maio deste ano, em termos homólogos, ou seja, em relação a maio de 2014, mas subiu 0,4 pontos percentuais face à estimativa definitiva para abril, fixando-se em 12,8%, segundo a estimativa mensal divulgada na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em maio de 2015, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 13,2%, o que se traduz num aumento de 0,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior, para o qual contribuiu o acréscimo da população desempregada e o decréscimo da população empregada", lê-se no documento do INE.

Segundo o INE, a estimativa provisória da população desempregada para maio é de 676,8 mil pessoas, um aumento de 2,9% face ao valor definitivo obtido para abril (mais 19,1 mil pessoas).

Já a estimativa provisória da população empregada é 4.444,0 mil pessoas, menos 0,5% do que no mês anterior (menos 22,7 mil pessoas).

Em maio, a população desempregada aumentou em todos os grupos analisados: homens (5,3%; 17,2 mil), adultos (2,1%; 11,4 mil), jovens (6,6%; 7,7 mil) e mulheres (0,6%; 1,9 mil).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório