Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

De liderança 'bicéfala' a liderança a quatro?

Os resultados que saíram da Convenção do Bloco de Esquerda poderão abrir caminho a novidades na liderança do partido, depois do empate a 259 votos. A “coordenação paritária” que surge na moção dos atuais líderes poderá obrigar a mudanças no tipo de liderança, sugere o jornal i.

De liderança 'bicéfala' a liderança a quatro?
Notícias ao Minuto

10:07 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Bloco de Esquerda

Os resultados da Convenção do Bloco de Esquerda poderão trazer novidades na liderança do partido. Recorde-se que a moção dos atuais líderes João Semedo e Catarina Martins venceu por escassos seis votos sobre a de Pedro Filipe Soares. Mas a divisão entre militantes foi ao pormenor: um empate de 259 votos para cada lado no que à eleição para a Mesa Nacional diz respeito.

Com este cenário, e na sequência do pedido de “unidade” de Semedo no encerramento do evento, o jornal i sugere que a liderança a quatro é uma possibilidade, sendo que inclusive as moções minoritárias terão uma palavra a dizer.

Ao i, um dos elementos de uma das moções minoritárias sugere mesmo que “alguma coisa terá de mudar”. A próxima coordenação do partido pode vir mesmo a ser uma tarefa partilhada, à semelhança dos primórdios do Bloco de Esquerda.

É que a moção de Catarina Martins e João Semedo torna imperativa uma “coordenação paritária” – um homem e uma mulher – sendo que Pedro filipe Soares terá alguma margem do seu lado dado o empate de 259 votos que alcançou. Oficialmente, no entanto, não se passa nada até à reunião do fim de semana que se aproxima, que será decisiva para perceber a liderança dos bloquistas, a um ano das eleições legislativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório