Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Se eleições fossem hoje, socialistas derrotavam coligação

O barómetro de abril do CESOP da Universidade Católica para o Diário de Notícias, Antena1, RTP e Jornal de Notícias, indica que, pela primeira vez desde que tomou posse o atual Governo de coligação, o PS está à frente, arrecadando 36% das intenções de voto, face às 34% que regista o conjunto PSD/CDS. Pelo que, se as eleições legislativas fossem hoje, o partido presidido por Seguro sairia vencedor.

Se eleições fossem hoje, socialistas derrotavam coligação
Notícias ao Minuto

07:52 - 19/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política Barómetro

As eleições legislativas só vão acontecer no próximo ano, pelo que até lá muito pode mudar. Mas se fossem hoje, o PS venceria, derrotando a coligação PSD/CDS, de acordo com dados do barómetro de abril do CESOP da Universidade Católica para o Diário de Notícias (DN), Antena1, RTP e Jornal de Notícias.

O PS lidera as intenções de voto dos inquiridos, com 36%, à frente do PSD (30%), da CDU (12%), Bloco de Esquerda (7%) e do CDS (4%).

Uma análise mais pormenorizada a estas percentagens permite concluir que, face ao barómetro anterior, o PS sobe 1%, tal como a coligação PCP e PEV, e o CDS. Em sentido inverso, o PSD desce 2%, enquanto o Bloco mantém a percentagem anterior (7%).

Esta sondagem foi realizada entre os dias 12 e 14 de abril, duas semanas depois de o secretário de Estado da Administração Pública, Leite Martins, ter lançado ‘a bomba’ sobre a alternativa aos cortes aplicados pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O que, salienta o DN, pode ter implicações nestes resultados.

Ainda assim, refira-se que, apenas 23% dos inquiridos considera que a atual oposição faria melhor do que o Governo. E aqui volta a ser o PS a liderar, sendo apontado com o partido para tal por 49% dos inquiridos, a CDU surge no segundo lugar, com 16%, e o Bloco em terceiro, com 11%, a mesma percentagem da opção “outro partido”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório