Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Deputado do CDS-PP contra extinção do Instituto de Odivelas

O deputado centrista João Rebelo é contra a extinção do Instituto de Odivelas, decidida pelo Ministério da Defesa, e defende que é possível "desenvolver um projeto de reestruturação" que permita poupanças, sem pôr em causa a sua existência.

Deputado do CDS-PP contra extinção do Instituto de Odivelas
Notícias ao Minuto

16:56 - 12/06/13 por Lusa

País Odivelas

No relatório sobre a petição "Em Defesa da continuidade do Instituto de Odivelas como uma Escola de Excelência", que reuniu mais de 4000 assinaturas, o parlamentar do CDS-PP e vice-presidente da comissão de Defesa manifesta "discordância relativamente à agregação /extinção" do Instituto, "apesar de reconhecer e concordar, em larga medida, com a reforma estrutural que é fundamental".

Na opinião de João Rebelo, "é possível desenvolver um projeto de reestruturação de todos os estabelecimentos de ensino militar não superior, que permita poupança, não pondo em causa a existência" do Instituto de Odivelas.

"Seria importante continuar a preservar a sua história e as suas tradições, uma vez que a agregação/extinção poderá traduzir-se numa dissolução e descontextualização do legado rico e histórico do Instituto, que tantas mulheres formou e que têm prestado serviços relevantes ao país em diversos setores", sustenta o deputado da maioria.

No relatório, com data de 04 de junho, Rebelo assinala que o Instituto de Odivelas é "um estabelecimento centenário de um ensino de excelência e primaz, que é do interesse de todos os portugueses conservar e acarinhar".

Segundo o deputado democrata-cristão, o Instituto - que será extinto e integrado no Colégio Militar - deve ser "inserido numa lógica de reestruturação e racionalização que contribua para uma redução das despesas, através de uma estratégia de gestão que permita a otimização de projetos e recursos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório