Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

PJ e Ministério Público fazem mais de 20 buscas em Lisboa

As buscas estarão relacionadas com ataques a sistemas informáticos do Estado.

PJ e Ministério Público fazem mais de 20 buscas em Lisboa
Notícias ao Minuto

09:22 - 04/05/16 por Zahra Jivá

País Autoridades

A SIC Notícias avança esta quarta-feira que a Polícia Judiciária e o Ministério Público estão a realizar mais de 20 buscas na zona de Lisboa. 

De acordo com uma fonte da PJ, as buscas tiveram início às 7h30 em várias zonas do país, incluindo Lisboa e zona norte, no âmbito de uma investigação relacionada com cibercrime.

Em fevereiro de 2015 a PJ deteve oito pessoas, entre os 17 e os 40 anos, por pirataria informática.

Os detidos eram suspeitos da prática dos crimes de sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo e acesso indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e também de empresas do setor privado.

As detenções ocorreram após a Diretoria de Lisboa da PJ, em articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR), desenvolver em vários pontos do território nacional uma vasta operação de combate à criminalidade informática e tecnológica, designadamente à atividade ilícita conhecida como "hacktivismo".

Fonte policial revelou, na altura, à Lusa que uma das buscas incidiu sobre o Tugaleaks, que se apresenta como um órgão de comunicação social inspirado no Wikileaks.

Os detidos residiam nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e pertenciam ao Anonymous Portugal e a outros grupos associados

Segundo a PJ, a investigação iniciou-se em abril de 2014.

[Notícia atualizada às 10h03]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório