Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 26º

Cheias, derrocadas e estradas cortadas. Um dia marcado pelo mau tempo

O aviso laranja desta sexta-feira mantém-se sábado em quatro distritos e os rios continuam a aumentar os seus caudais.

Cheias, derrocadas e estradas cortadas. Um dia marcado pelo mau tempo
Notícias ao Minuto

00:08 - 13/02/16 por Carolina Rico

País Chuva

A chuva persistente e forte levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sete distritos em aviso laranja esta sexta-feira e o dia foi marcado por incidentes que confirmaram a seriedade desse alerta.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga foram os distritos mais afetados pelo mau tempo.

Águeda registou as maiores cheias dos últimos anos, com a subida das águas do rio que atravessa a cidade e cujo caudal bateu recordes. Várias estradas foram cortadas e registou-se ainda a derrocada de algumas barreiras.

No vale do Antuã, a subida das águas levou hoje ao corte dos acessos sul à cidade de Estarreja e o rio Lima inundou Ponte da Barca devido à chuva e às descargas das barragens do Lindoso e Touvedo.

No concelho de Mortágua a circulação ferroviária foi cortada na Linha da Beira Alta e também a estrada Nacional 108 (EN 108), entre a Régua e Mesão Frio, esteve cortada devido a uma derrocada.

A forte agitação marítima levou ao corte da parte pedonal da marginal da Foz do Porto e  as barras de Esposende, Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto foram fechadas a toda a navegação.

A câmara de Vizela encerrou à circulação rodoviárias e pedonal a Ponte Velha, sobre o rio Vizela, e a travessia para peões no Parque das Termas devido ao aumento do caudal do rio Vizela.

Sem vítimas a lamentar, são vários os danos materiais a registar por todo o país. Em Miranda do Corvo, por exemplo, dois automóveis ficaram totalmente destruídos devido ao aluimento de um muro.

A Proteção Civil do Porto considera que "há um elevado grau de probabilidade" de que venham a ocorrer cheias no rio Douro esta madrugada, indicou uma fonte da câmara, que já acionou o "dispositivo habitual nestas circunstâncias".

A estimativa, devido à forte precipitação prevista para esta madrugada e às descargas de barragens, é que o período mais crítico ocorra às 06h00, estando localizados no Porto como pontos mais críticos o Postigo do Carvão, Miragaia e o Cais da Ribeira.

O aviso laranja do IPMA, que é o segundo mais grave numa escala de quatro, vai manter-se nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga até sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório