Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Beato Bartolomeu dos Mártires vai ser declarado santo

A arquidiocese de Braga anunciou hoje que o beato Bartolomeu dos Mártires vai ser declarado santo, depois do papa Francisco ter autorizado a canonização sem a atribuição de um novo milagre ao futuro santo.

Beato Bartolomeu dos Mártires vai ser declarado santo
Notícias ao Minuto

19:37 - 09/02/16 por Lusa

País Braga

A 20 de janeiro, numa audiência à Congregação para a Causa dos Santos, Francisco deu "a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente provado para a declaração de santidade do beato Bartolomeu dos Mártires", de acordo com uma nota do arcebispo Jorge Ortiga, publicada no 'site' da arquidiocese de Braga.

A autorização do papa permite, após o cumprimento de alguns procedimentos, "a conclusão do processo de canonização e a declaração pública da santidade de Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga e figura de referência do Concílio de Trento (1545-1563)", indicou a mesma nota.

A data de canonização será anunciada posteriormente, acrescentou.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável, a 23 de março de 1845, pelo papa Gregório XVI e beato, a 04 de novembro de 2001, pelo papa João Paulo II.

Em fevereiro do ano passado, o arcebispo Jorge Ortiga entregou ao papa Francisco um dossier sobre a vida de Bartolomeu dos Mártires e apresentou um pedido de canonização equipolente (dispensa de milagre), referiu na mesma nota.

Frei Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa, em maio de 1514, e entrou na Ordem Dominicana em 11 de novembro de 1528, tendo sido eleito arcebispo de Braga em 1559. Morreu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório