Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dia de hoje com céu muito nublado, 8 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para o dia de hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva na zona sul, havendo oito distritos sob aviso amarelo de agitação marítima e três barras fechadas.

Dia de hoje com céu muito nublado, 8 distritos sob aviso amarelo
Notícias ao Minuto

14:08 - 10/10/15 por Lusa

País IPMA

A informação consta do site do IPMA, segundo o qual as temperaturas mínimas e máximas para o dia de hoje vão oscilar entre 16º e 19º no Porto, 17º e 21º em Lisboa e 18º e 21º em Faro.

Em geral, em Portugal Continental o céu vai estar geralmente muito nublado, com períodos de chuva na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões. O vento será fraco a moderado (10 a 25 quilómetros por hora), soprando moderado a forte, com rajadas até aos 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas, em especial nas regiões norte e centro.

Para a região da Grande Lisboa, o céu estará geralmente muito nublado, prevendo-se períodos de chuva que vão diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde. O vento será fraco a moderado, soprando temporariamente moderado a forte (25 a 40 quilómetros por hora), com rajadas até aos 60 quilómetros por hora até ao início da tarde.

No Grande Porto, o céu vai estar geralmente muito nublado, com períodos de chuva, vento fraco a moderado, soprando por vezes moderado a forte, com rajadas até aos 60 quilómetros por hora.

Já no que diz respeito ao estado do mar, para a costa ocidental o IPMA aponta para ondas com três a quatro metros de altura e temperaturas a rondar os 17º e 18º graus.

Na Costa sul, por outro lado, as ondas são de sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros e a temperatura da água do mar será de 18º.

Para já, mantém-se, até às 17:59, os avisos amarelos de agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O IPMA já tinha alertado para a possibilidade de chuva no fim de semana em Portugal devido à depressão tropical 'Joaquin'.

Entretanto, e de acordo com informação da Marinha Portuguesa, há três barras fechadas -- Viana do Castelo, Póvoa do Varzim e Figueira da Foz, e quatro estão condicionadas -- Vila do Conde, Douro, Aveiro e São Martinho do Porto.

A barra do Douro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Aveiro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada à navegação apenas na preia-mar. Já em Vila do Conde, as embarcações de comprimento até 12 metros e/ou calado inferior a dois metros devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e duas horas após o período de preia-mar.

Embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, devem praticar a barra apenas no período de preia-mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório