Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses recebem prémio para investigar cegueira na diabetes

A cegueira na diabetes é a consequência da retinopatia diabética. Uma equipa da Universidade de Coimbra pretende arranjar um tratamento mais eficaz.

Portugueses recebem prémio para investigar cegueira na diabetes
Notícias ao Minuto

11:29 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Coimbra

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra foi premiado em 50 mil euros. O valor vai permitir uma investigação à retinopatia diabética e ao desenvolvimento de um fármaco mais eficaz que possa ser aplicado de forma mais eficiente e precoce no tratamento do diabetes.

A líder da equipa de investigadores do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida, da Universidade de Coimbra, Raquel Santiago, recebeu o prémio da Bayer para estudar novas estratégias para prevenir a cegueira em caso de diabetes, segundo a TSF.

"Quando detetam alguma anomalia, uma infeção, algumas células a morrer, as células da microglia movem-se para esta zona e tentam combater essa perturbação do sistema", é assim que os cientistas pretendem combater a doença.

Neste momento, os tratamentos existentes para a retinopatia diabética são pouco eficazes. A ideia é também desenvolver fármacos que atuem numa fase mais precoce da doença.

A investigação terá a duração de 12 meses, com início previsto para outubro. Mas os medicamentos só chegam ao mercado daqui a muitos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório