Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

GNR investiga mortandade de peixes em albufeira de Arraiolos

A GNR anunciou hoje estar a investigar as causas de uma mortandade de peixes na Barragem do Divor, no concelho de Arraiolos, Évora, embora não considere a situação alarmante, nem a albufeira sirva para abastecimento público de água.

GNR investiga mortandade de peixes em albufeira de Arraiolos
Notícias ao Minuto

13:36 - 24/05/15 por Lusa

País Barragem

Em comunicado hoje divulgado, o Comando Territorial de Évora da GNR assegura que, "até ao momento, "não foram encontrados indícios de crime ambiental".

Segundo a força de segurança, "inúmeros peixes mortos" surgiram, desde o início de abril, nas margens da barragem, localizada na freguesia de Igrejinha, no concelho de Arraiolos, que têm sido recolhidos por funcionários da Associação dos Regantes e Beneficiários do Divor e do município.

Numa recente reunião entre várias entidades, foi decidida, segundo a GNR, a recolha de amostras de água e de alguns exemplares de peixes mortos para análise.

Ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Évora da GNR foi solicitada "uma investigação mais exaustiva" às margens e aos locais de difícil acesso para identificar uma possível causa de origem humana, no entanto, "até ao momento, não foram encontrados indícios de crime ambiental".

Assinalando que a situação se tem repetido em anos anteriores e "não é considerada alarmante", a GNR adiantou que o fenómeno se encontra a ser analisado, "sendo ainda prematuro avançar com certezas para eventuais causas da mortandade de peixes naquela albufeira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório