Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa abre em julho residência de apoio a empreendedores

A Câmara de Lisboa vai abrir, em julho, uma residência de apoio aos empreendedores do município, na Rua do Comércio, com capacidade para cerca de 20 pessoas, num investimento de 50 mil euros.

Lisboa abre em julho residência de apoio a empreendedores
Notícias ao Minuto

10:38 - 23/05/15 por Lusa

País Câmara Municipal

O objetivo é que esta residência tenha espaços transitórios para "empreendedores estrangeiros ou para pessoas que queiram estar ali algum tempo", explicou à agência Lusa a vereadora da Economia e Inovação do município, Graça Fonseca, referindo que as obras estão a ser concluídas para que a residência abra no "início de julho".

De acordo com Graça Fonseca, a empreitada não significa "investimento quase nenhum" para o município, já que está a ser realizada "com meios próprios", por serviços camarários, e o edifício é propriedade municipal.

A autarca frisou que a Câmara não pretende "entrar no mercado da concorrência, com 'hostels' ou outros" tipos de alojamento, mas sim tornar este espaço numa extensão da incubadora de empresas Startup Lisboa.

"Até pode nem ter preço nenhum, depende", referiu.

Apoiada pelo município, a Startup Lisboa já auxiliou mais de 200 empresas desde a sua criação, em fevereiro de 2012, que originaram mais de 600 postos de trabalho.

Atualmente estão incubadas perto de 100 empresas, grande parte de natureza tecnológica.

Dos 250 empreendedores que trabalham nos edifícios da Startup Lisboa (na Rua da Prata e na Rua Castilho), 30% são estrangeiros.

Segundo Graça Fonseca, além destes, "vêm outros estrangeiros desenvolver produtos ou fazer 'workshops'" e formações à cidade, daí a criação da residência que, à partida, será denominada Residência Startup Lisboa.

Acresce que a Câmara pretende permitir que ali se realizem "outro tipo de encontros" entre as empresas que estão nas incubadoras do município - além da Startup Lisboa, também o Centro de Inovação da Mouraria (CIM), que ainda vai ser inaugurado, e o LABS Lisboa, realizado em parceria com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

"Frequentemente acontecem encontros no final de tarde, de partilha de sucessos e insucessos", pelo que este será um "espaço para fazerem isso", exemplificou.

A autarca reconheceu que, dada a proximidade à Startup Lisboa na baixa, "provavelmente vão ser aqueles que vão beneficiar mais" desta residência.

Sublinhando "os efeitos muito positivos" da Startup Lisboa, Graça Fonseca assinalou que o centro da cidade tem cada vez mais jovens empreendedores.

A acompanhar esta tendência está o facto de muitos jovens optarem por ali morar, nomeadamente no eixo Martim Moniz, Mouraria e Intendente, onde as rendas são mais baixas, adiantou Graça Fonseca.

A vereadora da Economia e Inovação assinalou ainda que, na próxima terça-feira, será feita a inauguração oficial do segundo edifício da Startup Lisboa na Rua da Prata, às 12:00.

Já na sexta-feira, às 15:00, o município inaugura o novo espaço de incubação na Mouraria, o CIM, com capacidade para 30 postos de trabalho de negócios de música, moda e 'design', 'media', gastronomia e ofícios tradicionais de manufatura, indicou Graça Fonseca.

Em junho do ano passado, a Câmara de Lisboa recebeu em Bruxelas o prémio de empreendedorismo do Comité de Regiões, que distingue a cidade a nível europeu. Foi, por isso, escolhida como a Capital Europeia do Empreendedorismo em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório