Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PGR quer vigilância mais "efetiva" de crianças em risco

Pedido da Procuradora-Geral da República surge depois de uma criança de dois anos, sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, ter sido alegadamente assassinada pelo padrasto.

PGR quer vigilância mais "efetiva" de crianças em risco
Notícias ao Minuto

14:09 - 18/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Alerta

Joana Marques Vidar quer uma vigilância mais apertada aos casos de crianças que estão em risco.

Segundo o Diário de Notícias, a Procuradora-Geral da República enviou, no início desta semana, um pedido aos magistrados que fiscalizam os processos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens para que esta fiscalização seja “mais próxima e efetiva”.

Numa resposta escrita enviada ao Diário de Notícias, o gabinete de Joana Marques Vidal sublinhou que a “Procuradoria-Geral da República defende a necessidade de o Ministério Público exercer estas funções de interlocução junto das comissões de uma forma mais próxima e efetiva”.

Apesar de fazer este pedido, a Procuradoria-Geral da República admite que há falta de magistrados nos tribunais de Família e Menores.

“Este exercício de funções muitas vezes tem sido dificultado pela carência de magistrados nos tribunais de Família e Menores. Contudo, considerando que em causa está a proteção de crianças e jovens, entende-se que é necessário um esforço para proceder ao levantamento das situações de maior risco”, lê-se na resposta enviada ao DN.

Os processos que a PGR entende precisarem de mais atenção são os que estão pendentes há mais de seis meses sem ter sido decretada qualquer medida de proteção do menor, o que aconteceu no caso de Bia, a menina de dois anos que terá sido morta pelo padrasto em São Julião do Tojal, em Loures.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório