Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Conheça as novas portagens nas auto-estradas

O Governo pretende colocar mais pórticos nas antigas SCUT’s (Sem Custos para o Utilizador) Norte Litoral e Costa de Prata, na A3, e na concessão da Grande Lisboa, nomeadamente nos troços entre Alcabideche e Linhó e entre Ranholas e Lourel.

Conheça as novas portagens nas auto-estradas
Notícias ao Minuto

07:11 - 18/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Propostas

Num relatório sobre a renegociação das parcerias público privadas (PPP), entregue à troika durante a sexta avaliação do memorando, e a que a TVI e o Diário Económico tiveram acesso, consta a intenção de o Governo colocar mais pórticos em antigas SCUT’s e auto-estradas, sendo a região Norte a mais afectada.

Assim sendo, na antiga SCUT do Norte Litoral, concessionada pelo grupo espanhol Ferrovial, serão colocados novos pórticos nos seguintes troços: três entre Viana do Castelo e Ponte de Lima; dois entre o Porto e Viana do Castelo; e, dois entre Viana do Castelo e Caminha.

Já na antiga SCUT da Costa de Prata, concessionada pela Ascendi, três novos pórticos serão colocados no troço entre Miramar e Maceda, e um no troço entre Aveiro e a Barra.

Ainda na região Norte, na ex-SCUT do Grande Porto, também gerida pela empresa do grupo Mota Engil e GES (Grupo Espírito Santo), serão introduzidos mais dois pórticos. Um na ligação entre a estrada nacional 106 e Lousada e outro no troço da A42 entre Longra e Felgueiras.

O documento indica que também na A3, auto-estrada que liga o Porto a Braga, está prevista a introdução de portagens no troço entre o Porto e a Maia.

Mais abaixo no mapa, está ainda prevista a colocação de dois novos pórticos na concessão da Grande Lisboa, nos troços de Alcabideche e Linhó, e entre Ranholas e Lourel.

Com esta medida, o Executivo prevê um encaixe suplementar entre os 47 e 70 milhões de euros, ao mesmo tempo que espera alcançar uma poupança de custos com estas vias de 11 a 35,8 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório