Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Lista VIP: "Há uma responsabilidade política evidente"

Sobre a intervenção da ministra das Finanças no Parlamento, o comentador destacou ainda o “tom de brincadeira” com que “a ministra deu por certo que a lista VIP existia”.

Lista VIP: "Há uma responsabilidade política evidente"
Notícias ao Minuto

22:57 - 27/03/15 por Notícias ao Minuto

País Francisco Louçã

Francisco Louçã considera que o Governo tem uma “responsabilidade política” face ao funcionamento de serviços de administração pública, cujos erros “não são toleráveis”.

Maria Luís Albuquerque disse hoje, no Parlamento, que "o controlo político do que se passa dentro da administração pública é um desrespeito pelo que é a Autoridade Tributária, da sua autonomia e responsabilidade".

Na opinião de Francisco Louçã, ainda que não seja admitido “uma espécie de controlo partidário sobre a administração […] há uma responsabilidade política evidente sobre coisas que tenham a ver com anomalias nos serviços”.

Sobre a intervenção da ministra das Finanças no Parlamento, em resposta ao PS sobre o caso da alegada 'lista VIP', Francisco Louça destacou ainda o “tom de brincadeira” com que “a ministra deu por certo que a lista VIP existia”. “Isto deve ser levado a sério, acrescentou, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

“A ser comprovada esta lista, ela revela qualquer coisa que tem que ver com uma decisão muito orientada da seleção destes nomes”, disse ainda o ex-secretário-geral do Bloco, apontando a inclusão do nome de Paulo Núncio como algo “estranhíssimo”.

“As três hierarquias de topo e depois um secretário de Estado? […] Paulo Núncio “desenhou um alvo na sua testa, ou deixou que alguém o fizesse”.

Francisco Louçã comentou ainda a “arrogância” com que agência de rating Fitch manteve a classificação de ‘Lixo’ para Portugal.

“Tratam-nos como se fossemos lacaios, como se Portugal fosse uma província de uma aldeia perdida que pode ser tratada com desprezo como os colonos tratavam os indígenas, a quem pensavam que podiam dar ordens para o resto da vida”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório