Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rapidez de resolução dos juízes e tribunais sob avaliação

O Conselho Superior da Magistratura pretende melhorar os tempos de resolução dos processos e diminuir o número de processos pendentes.

Rapidez de resolução dos juízes e tribunais sob avaliação
Notícias ao Minuto

10:03 - 27/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

O Conselho Superior da Magistratura, órgão que fiscaliza os juízes, quer passar a controlar e a avaliar o funcionamento dos tribunais, incluindo funcionários judiciais.

O seu objetivo passará por analisar as horas de espera para o início de uma audiência, o porquê de um juiz convocar mais de dez testemunhas quando sabe que só conseguirá ouvir cinco, ou o motivo dos adiamentos consecutivos de julgamos sem avisar os envolvidos, faz saber o Diário de Notícias.

As medidas constam no documento ‘Fixação de objetivos estratégicos e processuais’ que visa melhorar os tempos de resolução dos processos e diminuir o número de processos pendentes que é superior à média europeia.

Para que isso seja possível, os tribunais serão obrigados a fazer um relatório de seis em seis meses para avaliar internamente o cumprimento de objetivos e metas, definir a ratio entre as salas de audiências a o juiz em cada jurisdição e analisar a realidade de cada comarca.

O Conselho irá também proceder à avaliação da plataforma Citius em cada tribunal, criar um site para cada um deles e estabelecer regras de comunicação com a imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório