Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Época tauromáquica abre domingo com festejos idênticos a 2014

A temporada tauromáquica em Portugal abre no domingo, em Mourão, no Alentejo, com o setor a prever um número de festejos idêntico ao da época de 2014 (250 espetáculos), graças a novos projetos empresariais.

Época tauromáquica abre domingo com festejos idênticos a 2014
Notícias ao Minuto

09:47 - 31/01/15 por Lusa

País Alentejo

O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, disse hoje à agência Lusa que, "inicialmente, estava prevista" uma redução no número de espetáculos, na ordem dos "cinco por cento", mas o aparecimento de novos projetos empresariais poderá vir a "quebrar" as projeções.

"A tendência normal seria uma redução, na ordem de cinco por cento, no número de espetáculos em relação a 2014, mas, com o surgimento de alguns projetos empresarias, esse número, em princípio, manter-se-á", referiu.

Reconhecendo que "as coisas não estão fáceis" para o setor taurino, devido à crise económica e financeira, Paulo Pessoa de Carvalho enalteceu, contudo, os números apresentados pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (Prótoiro), segundo a qual, em 2014, as praças de toiros portuguesas registaram um aumento da afluência de público.

"A temporada deste ano não deverá ser muito diferente, depois de, em 2014, termos tido mais de 450 mil espetadores nas nossas praças e um aumento médio por espetáculo, o que é um bom prenúncio", disse.

De acordo com dados disponibilizados à Lusa pela Prótoiro, foram contabilizados cerca 454 mil espetadores nos festejos taurinos, em 2014, o que levou a um "aumento" do número médio de espetadores por iniciativa, em particular nas corridas de touros, passando dos 2.145 espetadores em 2013 para os 2.240 em 2014.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia apresentou ainda valores comparativos com outros tipos de atividades culturais, como o cinema e o teatro, considerando que estas áreas ficam a uma "grande distância" dos números apresentados pelas corridas de toiros.

"A título exemplificativo, o teatro tem um número médio de 126 espetadores por sessão (dados Pordata 2013), enquanto o cinema tem um número médio de 22 espetadores por sessão (dados 2013 do Instituto do Cinema e Audiovisual)", observa a Prótoiro.

A temporada tauromáquica arranca, anualmente, no dia 01 de fevereiro, com um festival taurino na Praça de Toiros de Mourão, no distrito de Évora, e termina a 01 de novembro com espetáculos no Cartaxo e, eventualmente, no Coliseu de Redondo.

Para domingo, em Mourão, a partir das 15:00, está anunciado um festival taurino misto, sendo os novilhos/toiros a lidar pertencentes à ganadaria de Murteira Grave.

Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr. e os forcados Amadores de São Manços, cabendo as lides a pé aos matadores espanhóis Manuel Jesus "El Cid", Manolo Escribano e Lama de Góngora e ao novilheiro português João Silva "El Juanito".

Depois de Mourão, a temporada tauromáquica em Portugal prossegue com festivais taurinos nas localidades alentejanas de Granja, Serpa, Vila Viçosa e Nisa e uma corrida de toiros de beneficência em Monforte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório