Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara questiona governo sobre alegada venda de imóvel onde está GNR

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, anunciou hoje que vai questionar o governo sobre a alegada alienação do imóvel onde está instalado o Centro de Formação da GNR.

Câmara questiona governo sobre alegada venda de imóvel onde está GNR
Notícias ao Minuto

19:41 - 30/01/15 por Lusa

País Portalegre

"Eu vou tentar saber o que é que se passa e encontrar as razões para tal" [alegada venda do imóvel], disse à agência Lusa a autarca, eleita pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

O Centro de Formação da GNR de Portalegre está instalado, desde o início da década de 80 do século XX, no Convento de São Bernardo, ao abrigo de um protocolo de cedência entre os ministérios da Defesa e da Administração Interna.

Contactado pela Lusa, fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) afirmou que a tutela "desconhece quaisquer intenções" sobre a venda do imóvel.

Nas atuais circunstâncias, sublinhou a mesma fonte, o MAI "definiu" que um dos centros de formação da GNR "deve" localizar-se em Portalegre.

A autarca alentejana relatou à Lusa que inicialmente tinha "informações", por parte do Ministério da Defesa, de que estavam para ser colocados à venda vários imóveis e que, no seu concelho, o que "tinha sido falado" era a alienação do Convento de São Francisco.

"Não sei, de facto, o que está por trás da mudança", disse Adelaide Teixeira, referindo ter agora "informações" sobre a alegada venda do Convento de São Bernardo.

O ministro da Defesa adiantou no dia 22 deste mês que a revisão da Lei de Programação de Infraestruturas Militares (LPIM) "permitiu libertar 62 prédios adicionais", havendo no total 220 imóveis "disponíveis para rentabilização".

Na discussão das propostas de Lei de Programação Militar e de Infraestruturas Militares na generalidade, na Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco afirmou que a LPIM prevê "uma maior articulação entre serviços do Ministério da Defesa e os serviços do Ministério das Finanças, permitindo uma maior agilização na regularização patrimonial".

O atual Centro de Formação da GNR, que já se chamou Centro de Instrução de Praças e posteriormente Agrupamento de Instrução de Portalegre, está dependente da Escola da Guarda, com sede em Queluz.

Os cursos de formação da GNR são ministrado na Escola da Guarda, não só através do centro instalado em Portalegre, como também do centro existente na Figueira da Foz.

Na unidade de Portalegre, a instrução é ministrada desde 1985 e até hoje foram formados cerca de 16.500 militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório