Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Duas barras fechadas e cinco condicionadas devido ao estado do mar

As barras de São Martinho do Porto e Esposende estão hoje fechadas à navegação e outras cinco estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, informou a Marinha portuguesa.

Duas barras fechadas e cinco condicionadas devido ao estado do mar
Notícias ao Minuto

07:26 - 20/01/15 por Lusa

País Marinha

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Caminha está condicionada e fechada a embarcações com comprimento inferior a 7 metros e a da Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 11 metros.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.

De acordo com a Marinha, a barra de Aveiro está aberta apenas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros e na costa sul, ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 13 e os 16 graus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório