Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Imigrantes aprendem português no Martim Moniz

O projeto europeu "Bazaar" vai permitir que, durante os sábados do mês de agosto, adultos imigrantes possam aprender português no Mercado de Fusão, no Martim Moniz (Lisboa), disse hoje fonte da organização.

Imigrantes aprendem português no Martim Moniz
Notícias ao Minuto

17:58 - 05/08/14 por Lusa

País Projeto

"O nosso objetivo principal é proporcionar um primeiro contacto com a língua e desenvolver o gosto pela aprendizagem do português", assim como "a compreensão da necessidade de aprenderem a língua, como fator de comunicação e integração social", afirmou hoje à agência Lusa o coordenador do projeto europeu "Bazaar" em Portugal.

José Luiz Fernandes explicou que é nesse sentido que, a partir de dia 09 e durante as tardes do mês de agosto, entre as 14:00 e as 20:00, uma equipa de três a quatro elementos estará no Mercado de Fusão, na Praça do Martim Moniz, para dar formação inicial aos imigrantes interessados (A1 e A2, de acordo com as normas europeias).

Segundo o representante do projeto, existe a possibilidade de estender a iniciativa para setembro, consoante a adesão, mas por agora apenas está assegurado o primeiro sábado desse mês, dia 06.

O local escolhido deveu-se ao facto de ter uma "forte concentração, permanência e passagem de populações imigrantes", em particular muitos chineses, africanos e ucranianos que vivem na Mouraria e em Arroios, adiantou o responsável.

A ação é essencialmente dirigida para os mais velhos porque "é mais fácil captar a atenção dos adultos do que das crianças para esta situação, o que não quer dizer que não se receba crianças ou adolescentes", garantiu.

Outro dos intuitos é chamar pessoas com um "papel relevante" no seio das comunidades étnicas. "Gostaríamos de ter imigrantes que soubessem um pouco de português e que, com o nosso apoio, ensinassem outros imigrantes", esclareceu José Luiz Fernandes.

A iniciativa é apoiada pelo pelouro dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa.

O projeto "Bazaar" é um Lifelong Learning Programme (programa de aprendizagem ao longo da vida), financiado pela Comissão Europeia, e tem duas fases -- a primeira, a anterior, traduziu-se na investigação, e a segunda, a atual, é de experimentação. O objetivo é sempre promover a aprendizagem de línguas e o intercâmbio de experiências e de conhecimentos entre os formandos, na maioria adultos imigrantes.

Para além de Portugal, fazem parte do "Bazaar" países como a Alemanha, Bulgária, Itália, Reino Unido e Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório