Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Duas curtas portuguesas distinguidas no Festival de Badajoz

As curtas-metragens portuguesas, "Longe do Éden", de Carlos Amaral, e "Gambozinos", de João Nicolau, foram galardoadas no Festival de Badajoz, que terminou no sábado passado.

Duas curtas portuguesas distinguidas no Festival de Badajoz
Notícias ao Minuto

14:23 - 21/07/14 por Lusa

Cultura Cinema

O filme espanhol "Sequence", de Carlos Torrens, foi o vencedor desta 20.ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, ao qual concorreram 21 curtas-metragens. O filme de Torrens "conta a história de um jovem que começa um novo dia sem saber que durante a noite anterior protagonizou um terrível pesadelo que sonharam todos os habitantes da sua cidade", segundo nota da organização do festival.

"Longe do Éden" ganhou o Prémio para a Melhor Fotografia, realizada por Paulo Castilho, e "Gambozinos" conseguiu o galardão para a Melhor Música Original, da compositora Mariana Ricardo.

Segundo a mesma fonte, a obra de Carlos Amaral decorre "num ambiente apocalíptico, onde os últimos humanos sobreviventes protagonizam um duro combate por permanecer com vida".

Sobre "Gambozinos", o Festival afirma que "é uma terna história na qual um rapaz tenta conquistar o amor de uma colega de turma e, ao mesmo tempo, evitar a perseguição de outros rapazes mais velhos".

O palmarés do certame estremenho inclui as curtas "Absolutamente pessoal", de Julián Merino, com Prémio do Público, e "Pipas", de Manuela Moreno, galardoada com a Melhor Realização e Melhor Argumento.

Dos 21 filmes a concurso, 18 foram realizados em Espanha e três eram provenientes de Portugal, selecionados pela organização entre cerca de 500 obras recebidas, das quais 30 eram portuguesas e as restantes espanholas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório