Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Defesa de ex-ministra da Educação diz que crimes não se provaram

Os advogados dos arguidos do caso que envolve a antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues foram hoje unânimes em pedir a absolvição dos constituintes, considerando que não ficou provado qualquer crime.

Defesa de ex-ministra da Educação diz que crimes não se provaram
Notícias ao Minuto

22:50 - 17/07/14 por Lusa

País Casos

Nas alegações finais que decorreram toda a tarde de hoje, o Ministério Público pediu a condenação com pena suspensa de três dos quatro arguidos e o pagamento de uma indemnização ao Estado, mas todos os advogados disseram depois que nada ficou provado e que o Ministério Público não conseguiu provar nenhum crime.

Em julgamento, além da ex-ministra, está o advogado João Pedroso, irmão do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, e ainda Maria José Morgado e João da Silva Batista, respetivamente chefe de gabinete e secretário-geral do Ministério da Educação, quando Maria de Lurdes Rodrigues era ministra.

Em causa está a contratação, por ajuste direto, de João Pedroso, para exercer tarefas de consultoria jurídica, nomeadamente sistematizar a legislação dispersa sobre o ensino.

O Ministério Público defendeu que houve irregularidades no processo que não foram "fruto do acaso", que há indícios de falta de controlo, e que havia uma "proximidade existencial" entre os arguidos, que pode ter levado ao favorecimento de João Pedroso.

"Neste tipo de crimes a prova é indireta", disse o procurador, que entendeu que os acusados incorrem no crime de prevaricação.

Os advogados negaram tudo, disseram que o Ministério Público não conseguiu provar nada, tendo o advogado de João Pedroso, Godinho de Matos, sido o mais contundente. Nas alegações finais disse que o procurador, não tendo crime algum, "tinha de o inventar", e que o processo só existe porque João Pedroso é irmão de Paulo Pedroso, que foi envolvido e chegou a ser preso por causa do processo de pedofilia da Casa Pia.

E se "Paulo Pedroso ficou marcado a fogo para toda a vida", o irmão "ficou contaminado", e a então ministra "teve o atrevimento de atribuir um trabalho a um irmão de Paulo Pedroso", disse o advogado, frisando que, dos factos apresentados, nenhum permite concluir que houve um crime.

João Pedroso, já no final da sessão, foi ainda mais longe. Perante o Tribunal disse ter provas de que a procuradora Suzana Figueiredo tinha feito reuniões nas quais tinha dito que ele, João Pedroso, tinha de ser descredibilizado, "e o argumento era sempre o mesmo: irmão de Paulo Pedroso".

O defensor do advogado, Paulo Nunes, sintetizou o que os outros já tinham dito: "Não pode sair outra decisão deste julgamento, uma decisão séria tem de ser a absolvição".

O coletivo de juízes, presidido pela juíza Helena Suzano, ainda deu a palavra aos arguidos, tendo a antiga ministra reafirmado a inocência, manifestando-se "perplexa" com as acusações do Ministério Público.

"O Ministério Público nunca disse por que é que eu quereria beneficiar João Pedroso. Não o conhecia, e ser colega de Paulo Pedroso não me diz absolutamente nada", disse a antiga ministra, acrescentando não ver razões para beneficiar o advogado.

A juíza marcou a leitura da sentença para 15 de setembro, às 09:30, embora admitindo que possa haver uma alteração da data.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório