Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Roteiro" noturno leva milhares a vinte igrejas e capelas

Vinte igrejas e capelas do centro da cidade de Viana do Castelo abrem portas na quinta-feira à noite para as seculares visitas da Páscoa, um "roteiro" que movimenta milhares de pessoas naquela cidade.

"Roteiro" noturno leva milhares a vinte igrejas e capelas
Notícias ao Minuto

12:10 - 16/04/14 por Lusa

País Viana do Castelo

Entre estes templos, engalanados de flores e de portas abertas até à meia-noite, estão as capelas da Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras, mas também a Capela da Casa da Carreira, construída no início do século XVIII, propriedade da câmara e que apenas nesta altura do ano pode ser visitada.

Já a capela do antigo navio-hospital Gil Eannes, que na última década foi uma das mais visitadas, ficará de fora deste "roteiro" devido às obras de reabilitação em curso até final do mês, disse hoje à Lusa fonte da fundação que gere o navio.

Inaugurada em 2012, a Igreja da Sagrada Família é o mais recente templo a integrar este "roteiro" de visitas, que volta a contar com as portas abertas da capela-oratório existente no Museu de Artes Decorativas (municipal), datada do século XVIII.

De acordo com o pároco da Sé, Armando Dias, estas visitas, na noite que antecede o feriado da sexta-feira Santa, inserem-se no período da Quaresma e chegam a provocar uma "disputa" para ver quem apresenta a igreja da cidade mais cuidada.

"Existe uma atenção especial por parte das zeladoras para ver qual dos templos fica melhor, em termos de ornamentação. Com tanta gente a querer entrar nas igrejas, gerou-se nos últimos anos uma espécie de concorrência saudável mas, na prática, tudo não passa de um convite litúrgico à oração", explicou o pároco.

Entre as que abrem portas nesta noite contam-se ainda a Sé Catedral e a Capela das Almas, que foi a primeira Matriz de Viana do Castelo e que coloca a presença cristã na localidade no século IX.

Trata-se de uma tradição que, de acordo com o padre Armando Dias, "será certamente secular" mas que em Viana do Castelo se transformou numa espécie de "noite cultural", levando "milhares de pessoas" a "revisitarem" o património construído e exposto.

As visitas, de acordo com a tradição, devem ser em número ímpar de templos, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório