Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Entra em vigor Programa Operacional de Sanidade Florestal

O Programa Operacional de Sanidade Florestal (POSF) entra em vigor na terça-feira para que a reposta nacional nesta área seja feita de "forma estruturada", segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República.

Entra em vigor Programa Operacional de Sanidade Florestal
Notícias ao Minuto

10:46 - 07/04/14 por Lusa

País POSF

Na introdução da resolução do Conselho de Ministros, datada de 27 de março, lembra-se o alastramento das pragas que provocam perda de produção, diminuição da produtividade e aumento dos custos decorrentes de controlo, o que afeta os ecossistemas.

"A conservação do bom estado fitossanitário dos povoamentos florestais, tanto em Portugal, como no seio da União Europeia, é, por isso, de primordial importância para assegurar a qualidade da produção e a manutenção da biodiversidade dos ecossistemas que sustentam", lê-se no diploma governamental.

Enumerando as várias leis existentes nesta área, a resolução sublinha, porém, que a resposta nacional deve ser organizada de "forma estruturada", através da "criação de um instrumento integrador que logre a ação concertada de todos os intervenientes".

O POSF visa "assegurar a coerência e a unidade do conjunto das atuações de proteção fitossanitária da floresta nacional" desde as tarefas administrativas até atuações no plano de contingência, controlo ou ação, passando ainda por prevenção.

Este programa funciona como "facilitador de uma ação coordenada entre as entidades públicas e privadas".

Nesta resolução determina-se o estabelecimento de um sistema de gestão de informação de fitossanidade florestal.

O POSF deve ser revisto no prazo máximo de três anos depois da entrada em vigor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório