Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Famílias portuguesas levantam valor recorde de depósitos

Em Setembro, as famílias portuguesas levantaram 725 milhões de euros dos seus depósitos a prazo, o que corresponde à maior retirada mensal desde Maio de 2009. Ao Diário Económico, um especialista do sector fala no início de uma inversão da tendência e explica a corrida aos depósitos com as férias e o regresso às aulas.

Famílias portuguesas levantam valor recorde de depósitos
Notícias ao Minuto

09:45 - 02/11/12 por Notícias Ao Minuto

País Crise

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE), as famílias portuguesas levantaram, em Setembro, 725 milhões de euros dos seus depósitos a prazo, o que representa a maior retirada desde Maio de 2009, avança hoje o Diário Económico.

Um especialista do sector contactado pelo jornal acredita que esta acção pode traduzir-se no início de uma inversão da tendência, seja por necessidade de liquidez ou por procura de alternativas de investimento.

Quanto aos depósitos à ordem, os portugueses retiram 851 milhões de euros em Setembro, já depois de terem levantado mais de mil milhões em Agosto.

O mesmo perito sublinha que os meses em causa têm um efeito sazonal, ou seja, o efeito férias bem como o regresso às aulas, que para muitas famílias significa recorrer às poupanças.

No entanto, este fenómeno não se esgota em efeitos sazonais. “É um fenómeno contracorrente mas que não é de todo inesperado”, frisa o analista ao jornal, defendendo que “a tendência de crescimento de depósitos teria de inverter mais cedo ou mais tarde e acredito que vai abrandar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório