Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Jornalistas turcos condenados por revelarem segredos de Estado

Can Dundar e Erdem Gul, jornalistas do Cumhuriyet, foram condenados a cinco anos de prisão.

Jornalistas turcos condenados por revelarem segredos de Estado
Notícias ao Minuto

20:02 - 06/05/16 por Inês Esparteiro Araújo com Lusa

Mundo Prisão

Devido a uma reportagem no Cumhuriyet, onde era alegado que o governo turco tinha fornecido armas a islamitas na Síria, Can Dundar e Erdem Gul foram condenados a cinco anos de prisão, assim como noticia a BBC.

Dundar e Gul começaram a ser julgados em novembro por espionagem. A reportagem que lhes valeu prisão, afirmava que os Serviços de Inteligência da Turquia tinham enviado armas para os islamitas rebeldes, que tentam derrubar o regime na Síria.

Além da reportagem, também foi divulgado um vídeo em que mostrava a polícia turca a descobrir caixas com armas, escondidas por baixo de outras caixas com medicamentos.

A divulgação da reportagem em maio de 2015, desencadeou uma ‘tempestade’ política na Turquia e um processo por parte do Presidente Erdogan.

Dundar, diretor do diário Cumhuriyet, foi condenado a cinco anos e dez meses, e Gul, chefe de redação da delegação de Ancara do mesmo jornal, a cinco anos.

Os dois acusados não vão ser colocados de imediato sob detenção, ficando a aguardar a decisão do Tribunal de recurso sobre o processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório