Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Bruxelas e ONU formalizam mais 20 mil lugares de acolhimento na Grécia

A Comissão Europeia e o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) para os Refugiados lançaram hoje um processo que possibilita receber mais 20 mil pessoas candidatas a asilo e recolocação na Grécia através de acolhimento no setor privado.

Bruxelas e ONU formalizam mais 20 mil lugares de acolhimento na Grécia
Notícias ao Minuto

11:28 - 14/12/15 por Lusa

Mundo Refugiados

Com uma contribuição de 80 milhões de euros através do orçamento comunitário de 2016, as duas instituições materializaram o compromisso assumido durante a cimeira dos líderes dos Balcãs ocidentais, que decorreu em outubro, em Bruxelas.

A comissária europeia para o Orçamento e os Recursos Humanos, Kristalina Georgieva, garantiu que este novo processo possibilitará um "abrigo adequado", recordando que apesar de este ser um apoio temporário, Bruxelas continua a trabalhar nas soluções a longo prazo.

Pelo ACNUR, Okoth-Obbo notou que o processo para responder à crise dos refugiados precisa de uma "receção de emergência, de assistência e esforços de registo numa larga escala".

Com a contribuição monetária da Comissão, o ACNUR garantirá 20 mil lugares através de programas de subsídios de renda e acolhimento por famílias, na Grécia.

Entre 2015 e 2016, o financiamento total da União Europeia para refugiados chega a 10 mil milhões de euros.

A Grécia tem sido um dos Estados-membros a receber mais refugiados, a registar mais de 790 mil chegadas até 10 de dezembro.

Nas contas do ACNUR chegaram à Europa até novembro de 2015 mais de 1,5 milhões de refugiados e migrantes.

As autoridades gregas comprometeram-se a criar os denominados 'hotspots', equipas de gestão e registo de refugiados, nas ilhas de Lesbos, Kos, Leros, Chios e Samos.

Após as decisões tomadas nos Conselhos Europeus de setembro, 66,400 pessoas deverão ser relocalizadas pelos 28 até 26 de setembro de 2017.

Na última divulgação de dados, a 11 de dezembro, por Bruxelas foram recolocadas 184 pessoas, por seis Estados-membros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório