Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Migrações: UE e Turquia partilham "os mesmos problemas"

A União Europeia (UE) e Turquia precisam uma da outra e partilham os mesmos problemas, disse hoje a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, à entrada da cimeira UE-Turquia sobre migrações, em Bruxelas.

Migrações: UE e Turquia partilham "os mesmos problemas"
Notícias ao Minuto

15:32 - 29/11/15 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

"A Turquia e a Europa precisam uma da outra, enfrentamos os mesmos problemas, desde a guerra na Síria, ao terrorismo e à estabilidade ou instabilidade na região", disse Mogherini.

A Alta Representante para a Política Externa da UE adiantou também que "todos nós vivemos tempos difíceis.

"A Síria é o problema mais urgente", disse a alta representante, adiantando que na agenda da reunião de hoje está ainda "a situação interna na Turquia, que saiu agora de uma longa transição eleitoral, e outras questões relevantes, incluindo a crise da migração e refugiados".

"A partir de hoje, irei trabalhar no diálogo de alto nível com a Turquia para tratar de todos os temas difíceis", disse também.

A chefe da diplomacia europeia quer ainda garantir que o incidente com o bombardeiro russo, abatido por ter violado o espaço aéreo turco junto da fronteira com a Síria, "não afeta as perspetivas políticas".

"Seria um terrível erro que na sequência do aumento das tensões no terreno - que podem ser muito difíceis de gerir - houver uma diminuição do empenho político e diplomático" no diálogo sobre a região, designadamente sobre a luta contra o terrorismo e os radicais do Daesh.

Os líderes europeus reúnem-se hoje, em Bruxelas, com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, para debater a questão das migrações.

Esta foi a estreia do primeiro-ministro, António Costa, nas reuniões do Conselho Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório