Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs tentaram conquistar capital provincial no leste do Afeganistão

Os talibã tentaram hoje apoderar-se de uma capital provincial no leste do Afeganistão, duas semanas depois da breve conquista da cidade de Kunduz, no norte, que constituiu a sua principal vitória militar desde 2001.

Talibãs tentaram conquistar capital provincial no leste do Afeganistão
Notícias ao Minuto

09:45 - 13/10/15 por Lusa

Mundo Conflito

A ofensiva talibã sobre Ghazni foi contrariada pelas forças governamentais, mas tornou a provocar inquietação, ao demonstrar a vontade da rebelião islamita de progredir para além dos seus bastiões rurais no sul do país.

"Cerca de dois mil combatentes talibãs lançaram durante a manhã um ataque a partir de várias direções sobre Ghazni", declarou à agência noticiosa francesa (AFP) o vice-governador da província, Mohammad Ali Ahmadi.

A mesma fonte adiantou que "conseguiram aproximar-se até cinco quilómetros da cidade, provocando combates ferozes, mas rapidamente foram afastados pelas forças afegãs".

"Os seus esforços para conquistarem a cidade falharam", garantiu o chefe adjunto da polícia provincial, Assadullah Shujahi Ghazni.

Os combates obrigaram ao encerramento dos estabelecimentos comerciais e das escolas de Ghazni e numerosos habitantes figuram da cidade.

Os talibãs reforçaram os seus ataques contra as forças governamentais desde que a NATO acabou em dezembro a sua missão de combate no Afeganistão.

Os insurgentes talibãs conseguiram em 28 de setembro ocupar durante alguns dias a cidade estratégica de Kunduz, depois de uma ofensiva relâmpago que evidenciou as carências do exército afegão.

Esta conquista, mesmo que temporária, constituiu um grave revés para o Presidente Ashraf Ghani, no cargo há um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório