Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Erro" de clínica britânica divulga nomes de 780 pessoas com VIH

Um e-mail enviado para centenas de pessoas divulgou o nome e contacto eletrónico de doentes com VIH, tornando-os públicos.

"Erro" de clínica britânica divulga nomes de 780 pessoas com VIH
Notícias ao Minuto

12:55 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo E-mail

Uma das principais clínicas de saúde sexual da Grã-Bretanha enviou uma newsletter, na passada terça-feira, em que, erradamente, revelou os nomes e e-mails de 780 pacientes com VIH.

A clínica 56 Dean Street, situada em Londres, já veio desculpar-se em relação à situação e pedir a todas as pessoas que apaguem o e-mail enviado, tendo já sido aberta uma investigação pela proteção de dados e vigilância do país, já que se trata de uma grave violação de privacidade.

Em declarações ao The Guardian, Elliot Herman, de 38 anos, mostrou-se revoltado com a situação. “Não é difícil colocar estes nomes no Facebook e revelar os seus perfis e informações pessoais. Se os meus dados estivessem nessa lista, sentir-me-ia muito revoltado e desapontado com a clínica por ter um sistema horrível que deixa isto acontecer”, explicou.

O e-mail em causa foi enviado a 780 pacientes que se inscreveram na 'opção E' da clínica, em que as pessoas podem marcar consultas e receber resultados de testes através de correio eletrónico, contudo o e-mail foi enviado sem que o nome dos destinatários fosse ocultado.

Poucas horas após o sucedido, a clínica deparou-se com a situação e criou de imediato uma linha de apoio, enviando um pedido de desculpas aos pacientes, assinado pelo diretor do hospital, Dr. Alan McOwan, e pedindo que o e-mail fosse apagado.

“É evidente que esta questão é totalmente inaceitável. Estamos urgentemente a investigar como isto aconteceu e prometemos tomar medidas para garantir que não voltará a acontecer”, acrescenta a nota. Mais ainda, um porta-voz da clínica acrescenta que se tratou-se de um “erro humano” por parte de uma pessoa que estava perturbada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório